Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gazeta Química é produzida por acadêmicos da Unespar para promover divulgação científica

Extensão

O projeto do Colegiado de Química já publicou sete edições, que são distribuídas pelos graduandos nas escolas da região
por publicado: 13/08/2024 08h17 última modificação: 13/08/2024 08h17

O "Gazeta Química" é um projeto de extensão criado em 2019, que envolve a produção de um jornal acadêmico por estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória.

Sob a coordenação dos professores Doutores Marco Antonio Pereira, Jamille Valéria Piovesan e Leonardo Wilezelek Soares de Melo, a iniciativa visa divulgar conhecimentos de Química e Ciências em geral, abordando temas como biografias de cientistas, curiosidades científicas, informações sobre o curso, eventos da área, entrevistas e recomendações de livros, filmes e sites.

Segundo o professor Marco Antonio, o jornal é distribuído pelos próprios graduandos em escolas públicas e privadas de Ensino Médio, além de ser entregue em locais públicos das cidades gêmeas do Iguaçu, União da Vitória e Porto União. “A distribuição dos exemplares é feita em ruas e praças, ampliando o alcance e a visibilidade do projeto”, explica o coordenador.

Recentemente, estudantes do Ensino Médio dos colégios José de Anchieta e Santos Anjos passaram a colaborar com o "Gazeta Química", publicando textos sobre temas contemporâneos da Química. Essa parceria tem sido fundamental para incentivar a participação de outros alunos e despertar o interesse pela área científica.

Com uma tiragem de 1.000 exemplares, o "Gazeta Química" já publicou sete edições até o momento, consolidando-se como uma importante ferramenta de divulgação científica e aproximando a Química da sociedade. "O projeto tem cumprido seu papel de popularizar a ciência e engajar a comunidade", conclui o professor Marco Antonio.