Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Enem iniciam nesta terça-feira

Inscrições para o Enem iniciam nesta terça-feira

por publicado: 10/05/2022 09h25 última modificação: 10/05/2022 09h26

Nesta terça-feira (10), iniciam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, tanto para a versão impressa quanto para a digital, por meio do link disponível abaixo. Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 27 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) utiliza as notas do Enem como método de ingresso, por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Como já passou o prazo para a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), lembra que os/as participantes, incluindo os/as ausentes no Enem 2021 que tiveram aprovada a justificativa de ausência, ainda assim devem efetuar a inscrição no Enem 2022.

Em casos que haja necessidade de atendimento especializado, os/as candidatos/as deverão informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação no ato da inscrição, por meio de documentos que comprovem a necessidade. As condições citadas pelo edital são as seguintes: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Para requerer tratamento pelo nome social, será necessário confirma-lo após as inscrições, por meio do site www.enem.inep.gov.br/participante , entre os dias 23 e 28 de junho. Somente serão aceitos nomes sociais cadastrados na Receita Federal. O tratamento pelo nome social é destinado a quem se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero. As condições citadas pelo edital são as seguintes: participante transexual, travesti ou transgênero.

Confira o cronograma abaixo

10 a 21/5/2022

Pagamento da taxa de inscrição

10 a 27/5/2022

Atendimento Especializado

Solicitação

10 a 21/5/2022

7/6/2022

7/6 a 12/6/2022

Resultado do recurso

22/6/2022

Tratamento pelo Nome Social

Solicitação

23/6 a 28/6/2022

5/7/2022

5/7 a 10/7/2022

Resultado do recurso

15/7/2022

Aplicação

13 e 20/11/2022

No momento da inscrição, todos/as os/as participante precisam informar seu número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular.

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo endereço  www.enem.inep.gov.br/participante, em data a ser divulgada.

O Enem 2022 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação das duas versões do exame, impressa e digital, podem ser consultados na página do Enem no portal do Inep. A relação também estará disponível na Página do Participante.

Para mais informações, acesse o edital disponível abaixo.

EDITAL CLIQUE AQUI