Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV FECO e II Encontro do Coletivo Paulo Freire serão realizados entre 16 e 19 de setembro

General

IV FECO e II Encontro do Coletivo Paulo Freire serão realizados entre 16 e 19 de setembro

Extensão

A programação é ampla e variada, incluindo apresentações culturais, oficinas, exposições, discussões e cine-debate
por publicado: 05/09/2024 18h38 última modificação: 05/09/2024 18h52

Entre os dias 16 e 19 de setembro, o campus de União da Vitória da Unespar será palco do “VI Festival de Contação de Histórias (FECO)” e do “II Encontro do Coletivo Paulo Freire: o direito à infância com arte, educação e cultura”. As inscrições para ouvintes estão abertas até 13 de setembro e podem ser realizadas através deste link.

O evento é organizado pelo programa de extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura, coordenado pela Profa. Dra. Giselle Moura Schnorr, e pelo projeto “Senta que lá vem história”, coordenado pela Profa. Dra. Claudia Maria Petchak, com co-coordenação das professoras doutoras Andreia Bulaty e Magda de Oliveira Branco, do Colegiado de Pedagogia.

A programação é ampla e variada, incluindo apresentações culturais, oficinas, exposições, discussões e cine-debate. A abertura, no dia 16, contará com uma fala interativa da Profa. Dra. Roberta Cristina Ninin (Unespar/Curitiba II) sobre a performance de contadores de histórias. Além disso, será inaugurada uma exposição fotográfica intitulada “Olhares e dizeres das infâncias de um lugar”, em destaque na Brinquedoteca.

No dia 17, haverá uma discussão temática e uma oficina baseada no documentário “Só dez por cento é mentira”, sobre o poeta Manoel de Barros, mediada pelas professoras Dra. Giselle Moura Schnorr (Unespar) e Dra. Marcia Baiersdorf (UFPR). Neste dia, também haverá uma fala interativa com o contador de histórias Alfredo Mourão, que abordará “Vivências narrativas: eu contador(a) e a palavra contadora”.

O dia 18 será marcado pelo tema “Educação integral: participação de crianças na experiência de mais tempo na escola” será discutido pela Profa. Dra. Marcia Baiersdorf (UFPR).

Encerrando a programação, no dia 19, será exibido e debatido o filme “Professoras” (2024), uma produção de docentes, estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual e do mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar (Campus Curitiba II).

A comissão organizadora convida toda a comunidade acadêmica a se inscrever e participar das atividades do evento, que também conta com apoio do Projeto Portinari divulgando as obras do pintor brasileiro sobre brincadeiras de crianças.

 

PROGRAMAÇÃO

16/09

Tarde : Abertura da Exposição Fotográfica: Olhares e dizeres das infâncias de um lugar. Local: Brinquedoteca
Auditório: 19h: Apresentação Projeto Pequenos Arteiros - Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória.
Fala Interativa com Prof. Dra. Roberta Cristina Ninin (Unespar - Campus Curitiba II)
Título: Performance da Contadora de histórias

17/09 

Manhã: Oficina “Para não fazer nada” sobre documentário sobre Manoel de Barros: “Só dez por cento é mentira” seguida de roda de leitura de poemas. Disponível em: https://youtu.be/ZdDmLBPqDvY?si=BF3HJnOkl0Xr-FKd
Mediação: Professoras Giselle Moura Schnorr (Unespar) e Marcia Baiersdorf (UFPR)

Noite
Apresentação Cultural - Bolsa Amarela
Lygia Bojunga- 2 ano de Pedagogia ( matutino e noturno) sob coordenação de Prof. Dra. Magda Branco.

Fala interativa de Alfredo Mourão
Título: Vivências narrativas: eu contador(a) e a palavra contadora

18/09
Manhã e Tarde: Circuito de Brincadeiras com crianças da Escola Municipal Hilda Mello

Tarde: Projeto “Senta que lá vem a história” na praça.
Noite: Apresentação Cultural - Narração oral de histórias
Palestra e lançamento do livro: "Educação integral: participação de crianças na experiência de mais tempo na escola”, Profa. Marcia Baiersdorf (UFPR)

19/09

Auditório:

Noite: Cine-Debate - Filme paranaense Professoras (Brasil, 2024).
Sinopse: Com Adélia, Ana Paula, Carol e Cristiane, professoras da escola pública, o filme acompanha e recompõe cotidianos, tensões e reflexões que transpassam o trabalho docente nos desdobramentos da pandemia e da plataformização da educação. No resgate de materiais de arquivo, depoimentos, escrita de cartas e encenações está a espessura da relação comunitária, das histórias de vida e das políticas educacionais que interpelam a ação docente.

Contaremos com a presença da diretora Profª Drª Juslaine Abreu-Nogueira e diretor Prof. Dr. Eduardo Baggio. Produção: Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual - LICA/Unespar - Campus Curitiba II