Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota em defesa da manutenção da carga horária das disciplinas de filosofia,sociologia e artes nas escolas públicas da rede de estado do Paraná

por publicado: 14/01/2021 15h22 última modificação: 15/02/2021 12h16

NOTA EM DEFESA DA MANUTENÇÃO DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E ARTES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE DE ESTADO DO PARANÁ

O Campus de União da Vitória da UNESPAR manifesta apoio aos profissionais da educação da rede estadual do Paraná na defesa pela manutenção da carga horária atual das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes. Consideramos a extrema relevância dessas áreas na formação integral das/dos estudantes para o desenvolvimento da criticidade em relação ao mundo, através do pensamento independente e inovador, para compreender e discutir os diversos temas contemporâneos. Nosso campus da UNESPAR tem a especificidade de atender cursos de licenciaturas, sendo o único a oferecer Filosofia e apresentar evidentes resultados na inserção desses licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de Educação Básica  com experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem. Ofertamos, também, visando aprofundamento dos docentes na área, Mestrado Profissional em Filosofia. Assim, os cursos da UNESPAR formam, há décadas, novos professores preparados para assumir a docência e todos os desafios dessa profissão. Esse ataque fere a Universidade Pública, pois pretende sucatear, ainda mais, a formação docente dos cursos de Artes e Filosofia, existentes na UNESPAR, e compromete as condições de trabalho dos docentes dessas disciplinas.