Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pibis e Pibex abrem editais para submissão de propostas de extensão

Pibis e Pibex abrem editais para submissão de propostas de extensão

por publicado: 20/05/2022 16h10 última modificação: 20/05/2022 16h10

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), convida professores extensionistas a apresentarem propostas de submissão para a concessão de bolsas para estudantes, para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social – Pesquisa e Extensão (Pibis) e Programa Institucional de Bolsas para Extensão Universitária (Pibex). As propostas devem ser encaminhadas até o dia 15 de junho. O valor das bolsas para estudantes é de R$ 500, vigente por até 12 meses.

EDITAL PIBEX CLIQUE AQUI

EDITAL PIBIS CLIQUE AQUI

As bolsas são adquiridas por meio da Fundação Araucária e devem ser destinadas somente ao pagamento do/a bolsista, sendo vedado o seu uso para outros itens como: aquisição de material de consumo ou permanente, realização de viagens ou reuniões, publicação de trabalhos ou contratação de serviços de qualquer natureza. Para participar da chamada, o/a docente proponente, deve efetivos da Unespar, com titulação mínima de mestre, em pleno exercício de suas atividades como coordenadores de programa/projeto de extensão, em situação regular junto à Divisão de Extensão e Cultura dos campi, podendo orientar apenas dois estudantes bolsistas.

Para concorrer às bolsas de Pibis e Pibex, o/a docente deve encaminhar a proposta, em versão digital, assinada eletronicamente, via e-protocolo para a Diretoria de Extensão da Proec (UNESPAR - UNESPAR/PROEC/DIREXTENSAO com Sérgio Carrazedo Dantas), contendo os seguintes anexos:

a) Anexo I – Apresentação da Proposta

b) Anexo II – Tabela de Pontuação preenchida e pontuada pelo/a proponente.

c) Currículo lattes atualizado do/a orientador/a, em formato PDF, exportado da plataforma lattes no modelo completo (ao extrair da Plataforma Lattes, verificar os itens "Período da atuação profissional" e "Período de produção", escolher a opção "Desde o ano de" e preencher com "2019"). O envio do lattes é obrigatório, para o cômputo da pontuação do docente, em apenas uma das inscrições, no caso de submissão de mais de uma proposta. Pesquisadoras em licença maternidade, no período de 2019 a 2021, poderão considerar a produção de 2018.

As propostas serão avaliadas e classificadas pela Comissão Institucional de Extensão Universitária, composta por no mínimo sete integrantes, com representantes de cada campus da Unespar. Os critérios de seleção estão descritos no anexo II dos editais e podem ser acessados pelo link disponível abaixo.

ANEXO II PIBEX CLIQUE AQUI

ANEXO II PIBIS CLIQUE AQUI

O/A estudante contemplado/a com a bolsa de estudos, deve estar regularmente matriculado e frequentando um curso de graduação na Unespar, por no mínimo um semestre; não ter vínculo empregatício; não receber nenhum tipo de bolsa; ter frequência igual ou superior a 75%; e no caso específico do Pibis, ser oriundo de escola pública, além de não possuir nenhum curso superior concluído.

A divulgação das propostas classificadas será feita no dia 5 de julho, já o resultado final da seleção interna será divulgada a partir do dia 7 de julho. Todos os resultados estão disponíveis no site da Proec.

SITE DA PROEC CLIQUE AQUI

Confira abaixo o cronograma do Pibis e Pibex:

- Período de apresentação de propostas, conforme item 6: 16/05/2022 a 15/06/2022.

- Avaliação das propostas: 16/06/2022 a 29/06/2022.

- Divulgação da classificação: até 05/07/2022.

- Interposição de recursos: até às 23h59 do dia 06/07/2022.

- Divulgação do resultado final da seleção interna: a partir do dia 07/07/2022.

- Inscrição dos alunos para seleção: 08/07/2022 a 17/07/2022

- Seleção do bolsista pelo professor orientador: 18/07/2022 a 21/07/2022

- Edital com os bolsistas selecionados: a partir do dia 22/07/2022

- Envio da documentação para a Proec: até 01/08/2022

Para mais informações, leia os editais, ou entre em contato com a Proec, pelo e-mail proec@unespar.edu.br.

O que é Pibis?

Segundo a Fundação Araucária, o Pibis é um programa destinado à concessão de bolsas a estudantes regularmente matriculados/as em cursos de graduação da Unespar, que atendam ao critério do Programa de Cotas da Universidade, para desenvolvimento de atividades vinculadas à extensão universitária com o apoio da Fundação Araucária, contribuindo para política de inclusão social para a produção e difusão do conhecimento, facilitando o acesso e permanência de estudantes oriundos de escolas públicas. Seu principal objetivo é incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de extensão, direcionadas a temas de interesse social.

O que é Pibex?

Segundo a Fundação Araucária, o Pibex é um programa destinado à concessão de bolsas a estudantes regularmente matriculados/as em cursos de graduação das instituições de ensino superior do Paraná, para desenvolvimento de atividades vinculadas à extensão universitária. Seu objetivo é estimular a interação de estudantes da Universidade, com outros setores da sociedade, através de atividades que contribuam para a sua formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania.