General
Professora de União da Vitória tem poesia lançada no XXI Varal de Poesias da Unespar
Extensão
A professora Sandra Salete de Camargo Silva, do Campus de União da Vitória, participou, no mês passado, do lançamento do livro da 21ª edição do Varal de Poesias, realizado no Campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com o tema “A Poesia dos Povos Originários”, a publicação reúne produções poéticas de diversos autores, entre eles a própria professora, que teve sua poesia intitulada “Raízes D'Alma” selecionada para integrar a obra.
Organizado por Wendel Cássio Christal, Cristiane Pagoto e Gabriel Jean Sanches, o livro é fruto de um dos eventos artístico-culturais mais tradicionais da universidade: o Varal de Poesias, promovido anualmente pelo Colegiado de Letras da Unespar – campus de Paranaguá.
O evento foi criado em 2006, inspirado originalmente, em uma ação semelhante da antiga Fecilcam (atual Unespar – campus Campo Mourão), quando ele ainda era estudante de Letras.
Ao comentar sua participação, a professora Sandra Salete ressaltou a importância de iniciativas como o Varal de Poesias para a publicização da arte e para a ampliação da participação popular na universidade. “Além de incentivar a produção literária, o Varal de Poesias consiste em um espaço de valorização da diversidade, da expressão artística e do pensamento crítico. A edição teve como foco as vozes e expressões dos povos indígenas, reforçando o papel da universidade na promoção da cultura, da inclusão e do respeito às identidades originárias”, disse.