General
Professoras da Unespar apresentam pesquisas na República Dominicana
Pesquisa
O Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) esteve presente no IV Congreso LatinSoTL 2026 - Del aula al continente: Investigación que conecta y transforma (Da sala de aula ao continente: Pesquisa que conecta e transforma), nos dias 30 de setembro, 1° e 2 de outubro de 2026.
Promovido pela Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra (PUCMM), em Santo Domingo (República Dominicana), as professoras Dra. Kelen dos Santos Junges e Dra. Valéria Aparecida Schena apresentaram suas pesquisas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (Gepprax), vinculado ao Curso de Pedagogia.
Essa edição do IV Congreso Latinoamericano y del Caribe de Innovación e Investigación en la Educación Superior articula-se em torno de uma temática que procura explorar novas fronteiras no âmbito do Ensino Superior e as suas transformações em um contexto de mudança global. A abordagem parte da especificidade de cada sala de aula e projeta-se para o continente através de investigações que conectam e transformam. O congresso dá especial ênfase à adaptação das diversas disciplinas aos desafios do século XXI, às oportunidades emergentes, como a Inteligência Artificial (IA), e ao reforço das redes acadêmicas na região.
A participação no evento teve apoio da Unespar, da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
