General
Projeto “Axé, vozes da África” propõe aulas de capoeira no Campus de União da Vitória
Extensão
No dia 3 de abril, no Campus de União da Vitória da Unespar, teve início o projeto de extensão “Axé: vozes da África: Capoeira como mediação da cultura afro-brasileira”, que tem como parceiro o Grupo Capoeira Brasil. O projeto está vinculado ao Colegiado de Filosofia, e é coordenado pelo professor Charles Santiago, com a colaboração do professor de capoeira o estudante do Curso de Filosofia Ronaldo Santos, que também é graduado em Educação Física.
As atividades acontecerão toda quinta-feira, das 22h às 23h, nas dependências do Campus. “O escopo do projeto é trabalhar filosofia africana e afro-brasileira à luz das atividades de capoeira com estudantes da Unespar e comunidade em geral”, contou o professor Charles. Assim, serão realizadas atividades teóricas e práticas, com destaque para leitura de textos, musicalização, dança e jogo de capoeira.
Outro objetivo é formar um grupo com estudantes da Unespar, a fim de realizar oficinas em escolas do município para a discussão de temáticas que se relacionem com filosofia africana e afro-brasileira por meio de rodas de capoeira.
O projeto é aberto à comunidade. Para participar, basta comparecer às atividades realizadas nas quintas-feiras, a partir das 22h.