Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Bio em Jogo” realiza formação continuada de professores

Projeto “Bio em Jogo” realiza formação continuada de professores

Pesquisa

A partir do financiamento da Fundação Araucária, foi possível imprimir exemplares do jogo didático "Descobrindo a fauna nativa", os quais foram disponibilizados aos cursistas
por publicado: 09/08/2024 11h27 última modificação: 09/08/2024 13h53

O projeto "Bio em Jogo", coordenado pela professora Dra. Camila Juraszeck Machado, do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus União da Vitória, promoveu, entre julho e agosto, a formação continuada de uma turma de professores da região, focada no jogo didático "Descobrindo a Fauna Nativa".

O curso, realizado de forma híbrida, incluiu três encontros presenciais que abordaram temas relevantes. O primeiro encontro, intitulado "Metodologias Ativas e Educação - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)", foi conduzido pelas professoras Camila e Dra. Josi Mariano Borille. No segundo encontro, os professores Dr. Sérgio Bazilio e Dra. Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk apresentaram o tema "Fauna e Biomas Brasileiros". O terceiro e último encontro presencial foi dedicado à "Aplicação do Jogo Descobrindo a Fauna Nativa", com participação das professoras Camila e Josi, além da acadêmica e bolsista do projeto, Taynara Dembeski.

A professora Camila ressaltou que o ensino sob a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aliado aos princípios da gamificação contribui para uma formação mais engajada e crítica dos estudantes. "Durante a formação, buscamos apresentar ideias, metodologias e promover discussões que permitam aos professores aplicar essas abordagens em suas salas de aula", explicou.

O projeto

O projeto foi financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, o que permitiu a impressão de exemplares do jogo didático “Descobrindo a fauna nativa” os quais foram presenteados aos professores cursistas. O intuito é disseminar o conhecimento científico sobre a fauna e biomas brasileiros, além de contribuir para alfabetização científica da população.

O projeto “Bio em jogo” seguirá com suas ações, auxiliando tanto os docentes cursistas, quanto outros que tiverem interesse, com a aplicação do jogo didático “Descobrindo a Fauna Nativa” nas escolas da região de União da Vitória.

Para outras informações, é possível entrar em contato com a equipe do projeto por aqui.