Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Propedh convida estudantes da Unespar para a discussão da Política Institucional de Assistência e Permanência Estudantil (Piape)

por publicado: 08/08/2024 13h20 última modificação: 08/08/2024 13h21

A Diretoria de Assuntos Estudantis – DAE da Propedh convida estudantes de graduação e pós-graduação da Unespar para participarem do Fórum de Discussão da Política Institucional de Assistência e Permanência Estudantil (PIAPE) que acontecerá no próximo sábado, dia 10 de agosto, às 19 horas, por meio de plataforma online com acesso pelo link: https://meet.google.com/puh-dxxb-rng.

Durante o Fórum será apresentada a Minuta da PIAPE que vem sendo desenvolvida desde 2023 pela DAE, em conjunto com o GT de Assuntos Estudantis - grupo composto por representantes dos sete campi para discussões de demandas estudantis, as quais orientam o planejamento de ações da Propedh. A Minuta da PIAPE considerou os registros produzidos durante os Fóruns Estudantis, realizados em 2019 em Campo Mourão e em 2022 em Curitiba, e está alinhada com as áreas de atendimento indicadas como prioritárias na Política Nacional de Assistência Estudantil.

Acesse aqui o material produzido pela DAE e conheça a Política Nacional de Assistência Estudantil e os principais Programas de Assistência Estudantil e de Apoio Socioeducacional desenvolvidos na Unespar.

O estudante Rafael Kelin, um dos integrantes do GT de Assuntos Estudantis destacou que “a participação estudantil na construção nas políticas da universidade, tornam cada vez mais imersivo o sentimento de pertencimento dentro da comunidade acadêmica”. Para a Diretora de Assuntos Estudantis, professora Analéia Domingues a organização e participação de representações estudantis dos campi da Unespar na elaboração da PIAPE demonstra o fortalecimento da representatividade e do protagonismo estudantil na Unespar.

A professora Andréa Sério, Pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, ressaltou a importância da PIAPE como uma resposta institucional para a promoção da permanência e a conclusão dos estudos com condições de igualdade equitativa a estudantes de nossa universidade. A Reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, destacou o avanço que essa política representa para a Unespar, ao transformar programas prioritários para a permanência de estudantes de graduação e pós-graduação em Política Institucional.