General
Reitoria, Direções de Campus e Centros de Áreas analisam ações em prol do acesso e permanência estudantil
No dia 25 de março, ocorreu em Curitiba um importante encontro entre a Reitoria, Direções de Campus e Direções de Centros de Áreas dos sete campi da Unespar: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Iniciando os trabalhos, a Reitora, Professora Salete Paulina Machado Sirino, deu as boas-vindas às gestoras e aos gestores presentes e enfatizou a importância dessa ação como mecanismo de escuta, de partilha de informações e de reflexões sobre encaminhamentos que promovam a democratização de acesso e permanência estudantil e o planejamento da gestão de forma isonômica e transparente.
Os temas tratados foram: lançamento da ferramenta para acompanhamento da execução orçamentária da Unespar; Processos de Ingresso na Graduação; Ações do Programa Sou Mais Unespar; Reflexões com vistas ao planejamento dos processos de ingressos na graduação (para 2026) e do Programa Sou Mais Unespar, dentre elas, a Mostra de Profissões em 2025; Planejamento da gestão pedagógica da Prograd junto às Direções de Centros de Áreas; Estudo para definição de parâmetros para a Distribuição de Vagas de Concurso Docente para a Unespar e reflexões sobre os encaminhamentos de distribuição de vagas para docentes.
O Pró-reitor da Proplan, Professor Sydnei Kempa, e o Diretor de planejamento, Mathaus Johann Folkuenig, apresentaram uma ferramenta inovadora para acompanhamento da execução orçamentária da Unespar (detalhada por campus e elementos de despesa) no formato de BI (Business Inteligence), comparando o teto orçamentário aprovado na LOA 2025 com os valores executados. O objetivo do uso da ferramenta é facilitar e otimizar a gestão e utilização dos recursos orçamentários disponibilizados para a instituição, bem como aprimorar a transparência da utilização destes recursos, atendendo aos princípios da administração pública de eficiência e publicidade.
Sobre os Processos de Ingresso na Graduação e mecanismos em prol da ocupação de vagas, a Professora Áurea Andrade Viana Andrade, Coordenadora Geral dos Processos de Ingresso na Graduação, destacou que desde a unificação do vestibular da Unespar, em 2014, tem sido feito um acompanhamento da evolução dos processos de ingresso na graduação. Nos últimos anos, especialmente durante e após a pandemia da Covid-19, foram adotadas medidas estratégicas para ampliar a ocupação das vagas nos cursos, garantindo maior acesso ao ensino superior.
Durante a reunião administrativa, foram apresentadas as ações já realizadas, destacando os processos seletivos em vigência – Vestibular, SISU, Aprova Paraná Universidades, PS2 e PS1 – e discutiram-se os desafios e estratégias para fortalecer ainda mais o ingresso de novas(os) estudantes. Com base em dados atualizados, é possível subsidiar a gestão na tomada de decisões, garantindo que a Unespar continue avançando na democratização do ensino superior público e no fortalecimento de suas políticas de inclusão estudantil.
Representando o Programa Sou + Unespar, a Professora Patrícia Cunha e o Professor José Ricardo dos Santos apresentaram as ações em andamento no ano de 2025, reiterando a integração como importante ferramenta de fortalecimento da instituição. De acordo com a coordenadora geral do Programa: “A intenção é integrar a Unespar à comunidade, por meio de ações que auxiliem na democratização do ensino, como os Aulões de Revisão para o Vestibular Unespar e para o Enem, eventos totalmente gratuitos para estudantes das escolas públicas do Estado do Paraná; e a Mostra de Profissões Unespar, que abre as portas da instituição para visitantes que desejam conhecer cursos, ações, programas e projetos em andamento. E ainda integrar os sete campi da instituição, espalhados pelo estado, para que, “trabalhando juntos, possamos ser cada vez mais fortes” - declarou Patrícia.
Em sua fala sobre Planejamento da gestão pedagógica da Prograd junto às Direções de Centros de Áreas, o Pró-Reitor da Prograd, Professor Marcos Dorigão, destacou que o planejamento e execução da gestão pedagógica é uma atividade que envolve as Coordenações de Curso, Direções de Centro de Áreas e as Direções de Campus, que, de forma articulada, devem prever o orçamento para custeio e melhorias nos cursos de graduação. A Unespar dispõe de dados relativos às avaliações de cursos, Enade e CPA, que apresentam informações importantes para elaboração de planejamento e sua consequente execução. Durante a reunião administrativa, foram apresentadas as atividades previstas para 2025, de reestruturação de PPCs, renovações de reconhecimento de cursos, editais de monitoria e encomendas governamentais, organização dos estágios e, para 2026, planejamento das ações e orçamento.
Na sequência, o Professor Fernando Sakaguti, Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Acompanhamento da Progesp, e o Professor Marcos Dorigão apresentaram um estudo desenvolvido pela Prograd e Progesp para definição de parâmetros para a Distribuição de Vagas de Concurso Docente para a Unespar e, juntamente com a Reitora, promoveram reflexões sobre os encaminhamentos de distribuição de vagas para docentes.
Para a Reitora, Professora Salete, “promover encontros entre os diferentes campi para refletir sobre uma realidade que tem afetado todas as universidades é fundamental, razão pela qual é necessário pensar diferentes estratégias para a democratização de acesso e permanência estudantil. Quando nos unimos, pensando a questão do local, do regional, mas avaliamos a Unespar como uma única instituição, passamos a trabalhar em torno de propostas que unificam e fortalecem nossa universidade, que oferece ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo. A Unespar tem contribuído muito com a transformação social e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.