Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar abre inscrições para Edição Especial do Sarau Virtual "Viva Palmares"

Unespar abre inscrições para Edição Especial do Sarau Virtual "Viva Palmares"

Extensão

As inscrições podem ser feitas de 25 de setembro a 25 de outubro de 2024. A edição especial "Viva Palmares" será realizada no dia 20 de novembro de 2024, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal Proec Unespar no YouTube
por publicado: 25/09/2024 19h48 última modificação: 25/09/2024 19h48

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em colaboração com o Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) dos sete campi da Unespar, vinculados ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e à Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, está com inscrições abertas para a edição especial do Sarau Virtual Unespar – “Viva Palmares”. Este evento, que integra o programa "Cultura em Ações Afirmativas", convida toda a comunidade universitária negra a participar com suas proposições artísticas. As inscrições podem ser feitas de 25 de setembro a 25 de outubro de 2024.

A programação do sarau incluirá transmissões de ações artísticas gravadas e apresentações ao vivo, mediadas por artista convidada(o). A participação é aberta a discentes, docentes, agentes, egressas/os e membros da comunidade vinculada a projetos de extensão e pesquisa da Unespar que se identificam como pessoas negras. As propostas podem ser individuais ou coletivas e devem se enquadrar nas seguintes categorias artísticas: artes visuais, fotografia, audiovisual, performance, dança, teatro, circo, música, contos e poesia, com duração de 2 a 5 minutos. As ações inscritas podem optar por transmissão ao vivo ou pela execução de vídeo pré-gravado. Para se inscrever, basta preencher o formulário e anexar o arquivo da proposta de ação artística em formato MP4.

A curadoria das propostas será feita por uma comissão composta por representantes das linguagens artísticas, que avaliará as inscrições conforme a aderência às provocações do evento e a qualidade técnica para exibição digital. O resultado da seleção será divulgado até 6 de novembro de 2024, via e-mail informado no formulário de inscrição.

A edição especial "Viva Palmares" será realizada no dia 20 de novembro de 2024, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal PROEC UNESPAR no YouTube. O evento celebra o Dia da Consciência Negra, uma data que marca a morte de Zumbi dos Palmares e que foi oficializada como feriado nacional em 2023. O sarau visa celebrar as vidas negras que historicamente contribuíram para a cultura brasileira, que são invisibilizadas pelas estratégias racistas de embranquecimento cultural.

O Sarau Virtual da Unespar teve início em 2020, durante a pandemia, como uma forma de manter a comunidade acadêmica conectada. Desde então, tornou-se um espaço importante para encontros artísticos e integração dos sete campi da universidade, promovendo a visibilidade da produção artística universitária. Em 2021, com o tema "TREMER FUTUROS", foram realizadas cinco edições com um total de 51 apresentações artísticas. No ano seguinte, sob o tema "ENSAIOS DA (RE)VOLTA", ocorreram três edições com 39 apresentações. Em 2023, com o tema "CELEBRAR A (RE)EXISTÊNCIA! CELEBRAR A VIDA!", houve uma edição comemorativa com 15 trabalhos artísticos. Em 2024, o Sarau Virtual ganhou destaque com o tema "MULHERES NA CULTURA", apresentando 15 trabalhos artísticos e passou a integrar o programa “Cultura em Ações Afirmativas”.

As ações artísticas e suas formas de execução são de inteira responsabilidade das pessoas proponentes. As inscrições implicam a plena aceitação das normas estabelecidas na convocatória, incluindo a cessão de direitos de uso das obras artísticas à Unespar. Para mais informações ou dúvidas, acesse a convocatória e entre em contato pelo e-mail: diretoria.cultura@unespar.edu.br.