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Unespar completa 2 anos da gestão de Salete Machado Sirino e Edmar de Oliveira, confira as principais ações

Ensino

por publicado: 29/12/2022 12h51 última modificação: 29/12/2022 12h51

A data do dia 29 de dezembro marca os dois anos de gestão do mandato de Salete Paulina Machado Sirino e Edmar Bonfim de Oliveira, como Reitora e Vice-Reitor, respectivamente, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Sobre estes dois anos de gestão, a Reitora destaca: “Em 29 de dezembro de 2022, faz exatos dois anos de nossa gestão frente à Unespar. Dois anos bastante complexos, cruzados pela pandemia de Covid-19 e pelos desafios orçamentários e relativos à necessária reposição e ampliação do quadro efetivo de Agentes Universitárias(os) e Docentes.

Em meu nome e em nome de nosso Vice-Reitor, queremos agradecer  à equipe que nos tem acompanhado em nossa gestão, nossas(os) pró-reitoras(es), diretoras(es), agentes universitárias(os), docentes, assim como toda a comunidade acadêmica, que não apenas na crise de Covid-19, como em todos os demais desafios que vencemos neste período, apresentaram o mais alto grau de compromisso com nossa Unespar.  Nestes dois anos, tivemos a felicidade de alcançar muitos objetivos que têm trazido a Unespar a outro nível de qualidade e desempenho universitários, como podem ser vistos nos relatórios de atividades das áreas.    Entre os desafios que estamos enfrentando, nos orgulha o avanço no respeito a pessoas negras e a pessoas com deficiência, ingressantes nesta universidade, com a qualificação de procedimentos conquistados com a ampliação da representatividade de movimentos sociais junto a nossa comunidade acadêmica. Estamos concretizando ações sólidas para sermos uma universidade mais inclusiva e, nesse sentido, destacamos o trabalho de nossos Conselhos Superiores – CAD, CEPE, COU –, que nos permitiu avançar de forma objetiva com a aprovação de importantes documentos institucionais  que ampliaram a garantia de direitos de pessoas de nossa comunidade acadêmica, com destaque para a criação, em dezembro de 2021, da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos. Estamos enfrentando com firmeza os desafios da permanência estudantil no Ensino Superior público brasileiro, sensíveis à crise social e econômica, agravada pela pandemia de Covid-19, que aprofundou as desigualdades, principalmente para estudantes trabalhadores e trabalhadoras de nossa Universidade. Como resposta imediata, dobramos a quantidade, atualizamos em 25% o valor e ampliamos a duração de Bolsas Permanência, dobramos o quantitativo e atualizamos em 25% do valor de Bolsas de Monitoria Acadêmica. Criamos novos auxílios financeiros emergenciais para estudantes de pós-graduação e os resultados do trabalho de nossas equipes nos permitiu ampliar Bolsas de Desenvolvimento no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, por meio de fomento de órgãos governamentais.  O volume de atividades, ações, projetos, realizações, estudos e conquistas foi muito expressivo, fruto do trabalho de todos e todas nós, em um ambiente democrático e transparente, no qual exercemos livremente nossas funções, amparadas(os) no compromisso de cada uma das pessoas que nos acompanharam nesta jornada.  Além de todas as vitórias que auferimos nestes dois anos, a Unespar ganhou em humanidade, solidariedade e disposição para luta. Vale lembrar o desafio que é a gestão de uma Universidade multicampi, presente nas diferentes regiões e com abrangência em cerca de 150 municípios do Estado do Paraná. Conhecer de perto o trabalho de todas e todos, partilhar projetos e buscar soluções, compreender a realidade de cada campus, traz para a equipe de gestão a certeza de que caminhamos na direção certa, integrando as ações com respeito às particularidades de cada um.      A equipe da Reitoria e eu viajamos muito nestes dois anos e estivemos, várias vezes, em todos nossos sete campi: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Sempre recebidos com respeito e amizade, nossa gestão se transformou em parceira do progresso de cada campus. Trabalhamos juntos, porém, respeitando a integridade e as especificidades dos campi, distribuindo as conquistas e nos solidarizando com as dificuldades.  De igual forma, nos orgulhamos da resposta humana que recebemos de toda comunidade acadêmica, que se engajou nas transformações que propusemos dois anos atrás.    De acordo com dados da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Universidade Estadual do Paraná é a terceira IEES do Paraná em número de estudantes. Atendemos onze Mestrados, mais de setenta cursos de graduação – Bacharelado e Licenciatura – e, neste ano, aprovamos dois novos cursos de Graduação em Direito nos campi de Apucarana e União da Vitória, assim como submetemos à apreciação da CAPES, mais cinco propostas de Mestrado e duas de Doutorado. Destaca-se a relevância dos trabalhos realizados, no decorrer deste ano, em prol da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unespar, com respectiva apreciação e deliberação pelo Conselho Universitário (COU).       

A articulação entre a Reitoria, Pró-Reitorias e os sete campi, com vistas aos trabalhos do PDI 2023-2027, expressa o firme propósito institucional de reafirmar a missão, a visão e os valores da Unespar, que enfatizam o compromisso com a pluralidade de ideias, o respeito mútuo, a adesão a causas coletivas, assim como com a promoção de comportamento pautado pela democracia, legalidade e transparência. Importante ressaltar que a Unespar, em 2022, foi a responsável pela coordenação do Vestibular dos Povos Indígenas, que envolveu todas as IES públicas estaduais e a Universidade Federal do Paraná, com expressivo aumento no número de inscrições em relação aos anos anteriores.  No decorrer de 2022, no mês de julho, além da nomeação das 06 vagas de Agentes Universitárias(os), inicialmente aprovadas em Concurso Público de 2017, obtivemos autorização governamental para ampliação de vagas deste concurso, estando em processo de nomeação mais 29 Agentes Universitárias(os). Entre os meses de setembro e dezembro, realizamos Concursos Públicos para 46 vagas de Agentes Universitárias(os), nível médio e nível superior, e 61 vagas de Docentes, que se encontram em fase de homologação do resultado final pela SEAP. Considerando o incremento no orçamento de 2022, de 100% em relação ao executado em 2020, foi possível a aquisição de equipamentos e instrumentos para reposição e/ou atualização de laboratórios de ensino de graduação e de pós-graduação. Também possibilitou a contratação de projetos de Prevenção de Incêndio e Acessibilidade para os campi e execução parcial de obras de unidades que já possuíam projetos.  Além disso, buscamos viabilizar recursos, via emendas parlamentares, bem como com ações junto ao FNDE, para recomposição de emendas com empenhos cancelados, necessários à continuidade de obras e à aquisição de equipamentos que atendem aos cursos de graduação dos sete campi da Unespar. Muito já trabalhamos e temos muito a caminhar pelos próximos dois anos, transformando a Unespar em um exemplo de Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva! No contexto da transparência e do respeito à nossa comunidade acadêmica, apresentamos a seguir, um breve relato destacando as principais ações da equipe da atual gestão da Reitoria da Unespar.  Muito obrigada”, finaliza a Reitora.

Confira abaixo as principais atividades realizadas pela Unespar, no biênio 2021-2022:

 

VICE-REITORIA

Destacam-se também as atividades realizadas pela Vice-Reitoria: Representação da Reitoria quando designada; Coordenação das atividades administrativas na sede da Reitoria em Paranavaí; Suporte logístico às atividades demandadas pelas Pró-Reitorias e unidades da Unespar; Organização da documentação institucional, no que se refere à sede da Reitoria; Atendimento às demandas de rotina ou emergência do prédio sede da Reitoria, como infraestrutura, serviços de manutenção e conservação, dentre outras; Execução dos trabalhos de validação dos questionários trimestrais elaborados pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e posteriormente aplicados pelo Controlador da Unespar, bem como a elaboração dos planos de ação trimestrais dos respectivos questionários; Assinatura dos editais de convocação dos candidatos aprovados em Processo Seletivo Simplificado, e os contratos dos Professores e Agentes Universitários contratados.

 

GABINETE DA REITORIA

O Gabinete da Reitoria assiste e apoia a Reitora, o Vice-Reitor, as(os) Pró-Reitoras(es), aos Órgãos de Apoio e Suplementares e às Direções Gerais e dos Centros de Área dos Campi, nas pertinências administrativas, institucionais, cerimoniais, técnicas e administrativas. O setor também atende representações políticas e sociais, respostas às demandas governamentais, organização e supervisão dos Conselhos Superiores e comunicação interna da Administração Superior. O trabalho realizado pelo Gabinete é subdividido pela Assessoria Técnica, a Chefia de Gabinete e a Secretaria Geral. Na assessoria, há os trâmites relacionados à documentação interna, à agenda da Reitora, articulação de pedidos e de ofícios da universidade e demais instituições. Já a Chefia de Gabinete, se ocupa das representações da Reitoria e atua diretamente na Secretaria dos Conselhos Superiores (SCS), prestando assistência em todas as etapas da realização de pautas. No apoio técnico-administrativo, revelam-se as diligências da Secretaria Geral, a qual procede na elaboração e na publicação de registros e de outros atos oficiais da Unespar. Dentre as ações realizadas no período, destacam-se: Atendimento às demandas solicitadas pelo Ministério Público e outros órgãos de controle externo, sendo elaborados, na sequência, os relatórios mensais encaminhados à unidade de Auditoria e Controladoria da Unespar; Organização e controle das mensagens recebidas no endereço eletrônico do Gabinete; Controle e encaminhamento dos processos recebidos, via sistema e-Protocolo; Elaboração e encaminhamento de documentos oficiais (Ofícios e Memorandos) da Reitoria, e apoio com revisão e ajustes nas minutas elaboradas pela Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares e de Apoio; Controle e atendimento das demandas oriundas da Ouvidoria da Unespar; Organização da agenda da Reitora e disponibilização das informações no Sistema GIR-Gestão Integrada de Relacionamento do PR; planejamento e execução das sessões dos Conselhos Superiores da Unespar – 8 sessões do COU, 9 sessões do CEPE e 13 sessões do CAD foram realizadas em 2021, e, em 2022, 5 sessões do COU, 9 sessões do CEPE e 15 sessões do CAD.

 

PRÓ-REITORIAS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROGRAD

No biênio 2021/2022, algumas ações podem ser destacadas no sentido de sinalizar o comprometimento da PROGRAD com a gestão de cursos e implementação das políticas de ensino universitário: O Plano de Ensino Remoto Emergencial - ERE (2021) e o Plano de Retorno Presencial (2022); Orientação aos cursos para a curricularização da extensão conforme a Resolução 038/2020 - CEPE-Unespar; Acompanhamento da estruturação de Projetos Pedagógicos de dois novos cursos de Bacharelado em Direito que iniciam suas primeiras turmas em 2023; Organização do calendário acadêmico Institucional unificado para o ano letivo de 2023; Tramitação interna da minuta da política de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no âmbito da Unespar em conformidade com a Portaria MEC nº 22/2016 e em consonância com a plataforma Carolina Bori; Organização das páginas eletrônicas dos cursos de Graduação; Editais de Ocupação de Vagas Ociosas e suas correspondentes campanhas; Submissão e implementação dos subprojetos institucionais de PIBID e Residência Pedagógica de acordo com os editais CAPES, nos quais a Unespar obteve a 10ª colocação no cenário nacional dentre as 250 universidades selecionadas e 2ª no Paraná, para PIBID e, de igual forma, a Unespar obteve 83ª colocação no cenário nacional dentre as 230 universidades selecionadas e 7ª no Paraná no Programa RP. O montante de bolsas captadas para esses dois projetos foi da ordem de 288 bolsas para projetos PIBID (ampliação de 24 cotas), 12 bolsas para coordenação de área (ampliação de 1 cota) e 36 bolsas para supervisores (ampliação de 3 cotas). Enquanto que na Residência Pedagógica foram 315 bolsas de residentes (ampliação de 123 cotas), 21 bolsas para orientador (ampliação de 13 cotas) e 63 bolsas para preceptores (ampliação de 39 cotas).

 

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO- PRPPG

A PRPPG conduz a política institucional da Pós-graduação da Unespar e faz a relação externa com as Agências Estaduais e Nacionais para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.  É um órgão executivo que tem por finalidade programar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de pesquisa, iniciação científica, inovação, pós-graduação, e de capacitação de recursos humanos no âmbito da Universidade. Além disso, implementa, em parceria com o ERI, relações externas com instituições estrangeiras relacionadas com os temas de Ciência e Tecnologia. Durante os anos de 2021 e 2022, destacam-se as seguintes ações: Execução de convênios e coordenação dos Programas de bolsas PIBIC, PIBITI, IC & T e PIC-Ensino Médio; Realização do II e III SIPEC; Celebração de convênio para apoio à participação de docentes em eventos científicos e para organização de eventos científicos; Manutenção, análise e certificação dos Grupos de Pesquisa junto ao CNPq; Ampliação do número de bolsas para mestrandos com recursos próprio da Unespar; Elaboração do Regulamento de Ações Afirmativas da Pós-Graduação; Aprovação do Regulamento de Periódicos da Unespar; Acesso ao portal Periódico da CAPES; Submissão de cinco propostas de mestrado e duas de doutorado para apreciação da CAPES.

 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA - PROEC

Entre as ações desenvolvidas pela PROEC, além do relacionamento com as instituições externas, essencial para o financiamento das ações de extensão e cultura, foi necessário ampliar o diálogo com as instâncias internas, buscando sempre um fazer coletivo de construção conjunta das ações como: Ações de Curricularização da Extensão nos cursos de graduação em parceria com a PROGRAD; parceria com a PRPPG na elaboração de propostas de projetos de pesquisa/extensão para a Chamada pública 02/2022 – SETI/FA, Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança, e também na realização dos II e III SIPEC – Seminário Integrado: Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação Tecnológica. Dentre as ações realizadas entre 2021 e 2022, destacam-se: Acompanhamento dos projetos PIBEX (23 bolsistas em 2020/2021 e 34 bolsistas em 2021/2022 e para 2022/2023); Acompanhamento dos projetos PIBIS (40 bolsistas); Participação de chamadas da Fundação Araucária no Programa Institucional Pró-Extensão e Programa para organização e participação de eventos; Revisão do Regulamento de Extensão da Unespar; Participação no 39º e 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) com seleção e apresentação de trabalhos; Realização de curso de capacitação/aperfeiçoamento para 100 participantes dos sete campi da Unespar; Primeiras etapas para a construção da Política Institucional de Arte e Cultura (PIAC); Cultura em Ações afirmativas; IV Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura; Mostra Artística da Unespar; Sarau Virtual; Realização do Prêmio Memorial de Vivências, uma parceria com a SECC/SETI, que teve como objetivo a premiação de 1105 trabalhadores(as) da cultura do estado do Paraná, com recursos da Lei Aldir Blanc; Organização e oferta da Residência Técnica em Gestão Cultural, realizada em parceria com a SECC.

 

PRÓ-REITORIA DE POLÍTICAS ESTUDANTIS E DIREITOS HUMANOS - PROPEDH

A PROPEDH foi criada em 2022 com o objetivo de planejar, coordenar e avaliar as políticas institucionais relativas ao atendimento estudantil e à educação em direitos humanos, a partir de garantias individuais, do respeito à diversidade, à pluralidade e à equidade para o exercício da cidadania e o desenvolvimento socioeducacional. Dentre as principais ações realizadas em 2022, destacam-se: Acompanhamento e desenvolvimento da política de cotas da Unespar; Realização de cursos de formação e composição de Bancas de Heteroidentificação na graduação e pós-graduação; Promoção de acessibilidade comunicacional por meio do mapeamento e orientação institucional que resultou na contratação de intérpretes de Libras para atendimento a discentes e docentes, possibilitou a tradução em Libras de documentos, com a publicação inédita do Edital de Vestibular em Libras; Fomento à acessibilidade metodológica ampliação de equipes de Apoio Pedagógico com a contratação inédita de Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE); Apoio à Comissão Universidade para Índígenas (CUIA); Promoção da saúde e bem-estar emocional por meio do Programa de Apoio Emocional “CEDH Acolhe”; Promoção de acessibilidade programática de documentos como a regulamentação do Plano Educacional Individualizado (PEI) e a atualização da Resolução que determina o uso e inclusão do nome social ampliando o direito a docentes e agentes universitários(as); Acolhimento e orientação a grupos vulneráveis por meio do CEDH, NESPI, NERA e NERG nos sete campi da Unespar; Realização do III Seminário Internacional de Educação Inclusiva no Ensino Superior; Realização das campanhas Unespar + Sustentável e Unespar + Inclusiva; Desenvolvimento de ações de assistência estudantil  como o Programa Especial de Bolsa Permanência - 2022 com aumento de 100% de Bolsas Permanência e o Edital de Comodato de smatphones para manter o acesso digital de estudantes durante o ensino presencial; Emissão e renovação de Identidade Estudantil no formato digital, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação; Articulação interinstitucional para ampliar políticas de financiamento de permanência estudantil; Realização do IV Fórum Estudantil em conjunto com o Movimento Estudantil reunindo 20 lideranças estudantis de cada campus em evento presencial; Organização  e veiculação do Giro Estudantil com conteúdos elaborados por estudantes e realização do I Encontro para a Construção Conjunta de Políticas Estudantis e de Direitos Humanos da Unespar.

 

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO – PROPLAN

No ano de 2021, a PROPLAN destaca as ações em infraestrutura: Criação da Assessoria em Infraestrutura com objetivo de apoiar as reformas e obras na Unespar; Elaboração de Termos de Referência para todos os projetos de reforma e obras; Acompanhamento da execução de Reformas nas unidades de: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba II/FAP,  Paranaguá, União da Vitória. Na área do Planejamento destaca: Proposta de alteração do Regimento Geral com novo desenho do organograma dos campi e Reitoria; Proposta de critérios para concessão Tide administrativo para Agentes Universitários; Proposta de Convênio RESTEC GAPI com bolsista inseridos nos Programas de Pós-Graduação e Pró-Reitorias; Organização da proposta Orçamentária de 2022. Destacam-se, também, as ações de Avaliação Institucional: Reavaliação dos marcos legais da autoavaliação institucional; Recomposição da equipe da CPA e da CAI; Seminários de autoavaliação dos programas Stricto Sensu; Publicização das autoavaliações dos anos anteriores; Reorganização do site da Autoavaliação; Elaboração de material de divulgação da nova equipe e Diretoria de autoavaliação institucional. Na área da Pesquisa Institucional, destacam-se as ações de Protocolar, acompanhar e responder, demandas do e-MEC, Censup, Sistec , Educacenso, Enade, Sisu, Seti, CEED/Pr e Coordenação do Censup2021, Censo da Educação Superior de 2021. No âmbito de Projetos e Convênios, destacam-se: Gestão da proposta do Prêmio Memorial de Vivências, no valor de R$ 5.899.130,58; Organização do Site da DPC para atendimento dos portais da transparência e TCE; Reformulação do Manual de Convênios da Unespar e elaboração de instruções de serviços para a execução dos termos celebrados; Execução de 100% dos Termos celebrados nos valores de R$ 2.519.495,83 – FA, R$ 545.998,00 - SETI/USF e R$ 1.799.649,00); Adequação e execução dos convênios que preveem a execução de obras e reformas. No ano de 2022, por sua vez, destacam-se as seguinte ações em Infraestrutura: Estruturação da divisão de Infraestrutura com pessoal qualificado em Engenharia e Arquitetura; Elaboração de mais de 19 projetos de reformar e contratação de serviços; Elaboração dos termos de referência dos projetos de Prevenção de Incêndio e Acessibilidade das unidades de União da Vitória, Apucarana, Paranaguá, Curitiba II/FAP, Campo Mourão e Curitiba I/Embap; Levantamento de Documentação e projetos de todas as unidades com objetivo de regularização; Acompanhamento de obras e reformas em todas as unidades; No âmbito do Planejamento, destacam-se: Organização da Proposta Orçamentária de 2023 com novos critérios; Criação, em parceria com NTI, do novo formulário eletrônico do PAA - Plano de Atividades Acadêmicas; Desenvolvimento em parceria com NTI do sistema (SGA) de organização do Orçamento e acompanhamento da execução; SIGAME - Acompanhamento do Plano Plurianual quadrimestralmente, observando as metas e ações do PPA, observando as necessidades de adaptação internas em conformidade com as expectativas da Auditoria, TCU e CGE - Acompanhamento das obras em andamento e finalizadas, bem como dos formados e formandos nas metas e ações, informando no Sistema de Gestão Administrativa do Estado do Paraná; Fase inicial de Desenvolvimento de Estudos e análises da eficiência da gestão. Na Avaliação Institucional, destacam-se as ações: Testes como o novo programa de autoavaliação limesurvey; Encerramento do relatório do ciclo avaliativo referente aos anos de 2019 a 2021; Amplição das formas de acesso ao programa de autoavalição:  token, QR Code, Link, páginas Unespar, redes sociais; Avaliação de todos os cursos da Unespar no ano de 2022; Inicialização do tratamento do quantitativo da Avaliação 2022; Avaliação de cursos pelos NDEs; Participação em todas as etapas dos seminários de autoavaliação do CEE câmara técnica de autoavaliação. No âmbito da Pesquisa Institucional, destacam-se:  Realização do Cadastro eletrônico com informações e dados, relativos a Unespar e acompanhar os registros dos respectivos cursos; Realização da interlocução com os demais sistemas do MEC via e-Mec.; Acompanhamento e o atendimento do calendário avaliativo e seus resultados dos indicadores do ENADE; Sistema e-MEC, e Sistema CENSUP. No âmbito de Projetos e Convênios, destacam-se: Acompanhamento, execução e fiscalização de  242 Termos sem recursos, que visam à cooperação entre as partes ambas se beneficiando no desenvolvimento de projetos e, 110 Termos celebrados com repasse de recursos para atendimento dos objetos propostos; Execução de Termos vigentes com recursos - 46 Termos de Convênios, totalizando aproximadamente R$ 6.000.000,00; 31 Termos de Cooperação entre a SETI, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), que totalizam aproximadamente R$ 10.200.000,00; 09 Termos de Cooperação entre a SETI/Universidade Sem Fronteiras (USF), que totalizam aproximadamente R$ 700.000,00; 01 Termo de Cooperação entre a Secretária de Estado da Segurança Pública (SESP), que totaliza aproximadamente 10.000.000,00; 01 (um) Termo de Cooperação entre a Biblioteca Pública do Paraná, a Secretária de Comunicação e Cultura do Paraná e a Unespar, que totaliza aproximadamente 1.000.000,00; 22 Termos de Convênios entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a Unespar, que totalizam aproximadamente 10.000.000,00.

 

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – PRAF

A PRAF é responsável pelo desenvolvimento dos processos de apoio administrativo e de infraestrutura da Instituição, voltados à consecução de seus objetivos, envolvendo as atividades inerentes à administração de materiais, bens móveis, imóveis e serviços gerais. A Unespar possui oito unidades orçamentárias (reitoria e sete campi). Para cumprimento de suas responsabilidades, a PRAF envolve as atividades das Divisões de Administração e Finanças (DAF) de cada unidade da Universidade. Dentre as principais atividades desenvolvidas entre 2021 e 2022: destacam-se: Curso de capacitação sobre execução e fiscalização de contratos; Execução orçamentária dos processos de Vestibular da Unespar, do Projeto Memorial de Vivências, da Residência Técnica e Curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, em parceria com a Unicentro, do Programa de Especialização e Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública – celebrado entre a SETI, SESP e a Unespar; Gestão financeira de mais de 70 convênios firmados com a Fundação Araucária, sendo, atualmente, 59 em execução; Reorganização das equipes dos setores de almoxarifado e patrimônio; Normatização das movimentações, responsabilidade, guarda e uso de bens patrimoniais; Organização dos controles internos para procedimentos de inventário de bens patrimoniais, identificação de inservíveis e alimentação/atualização no sistema GPM; Recuperação do estado físico de vários veículos; Realização de 73 licitações, sendo 29 em 2021 e 44 em 2022; Planos de ação para controle de contratos e saldos de contratos, aprimoramento da gestão e fiscalização de contratos conforme IN 003/2022 e prerrogativas do sistema GMS, instrução de todos os contratos vigentes via sistema GMS e organização de arquivos e publicações de contratos conforme legislação vigente; Acompanhamento das atividades da equipe do Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Gerenciamento da Central de Viagens de toda a Universidade, bem como todas as contratações de hospedagens, alimentação e transporte dos eventos realizados em 2022.

 

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO – PROGESP

A PROGESP é responsável pela gestão e capacitação dos recursos humanos – docentes e agentes universitários(as) – e do plano de carreira na Instituição. Também é responsável pela proposição e orientação de políticas de Recursos Humanos bem como pela coordenação, direção e supervisão de todas as atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria. Dentre as principais ações desenvolvidas nos anos de 2021 e 2022, destacam-se: Encaminhamento de processo de nomeação para a SEAP de 05 agentes universitários de nível superior e 24 agentes universitários de nível médio, distribuídos pelos sete campi e Reitoria da Unespar; Implantação de todas as promoções e progressões dos servidores da Universidade; Implantação das promoções e progressões de todos os servidores da Universidade, relativas aos anos de 2021 e 2022; Atendimento da demanda de horas CRES advindas dos Centros de ÁreasConvocação e contração de agentes universitários(as) docentes aprovados(as) em Processo Seletivo Simplificado; Convocação e  contratação de Agentes Universitários(as) aprovados(as) em Processo Seletivo Simplificado; Cursos de formação oferecidos quinzenalmente aos agentes universitários da Universidade em parceria com a PROEC, visando ao aperfeiçoamento no exercício das funções, com vistas a oferecer condições de progressão na carreira por meio dos certificados de horas que são expedidos;  Aprovação junto ao CAD do regulamento de tramitação interna  dos processos de relotações da Unespar, visando à padronização destes, desde o seu início até a tramitação final; Elaboração da minuta do regulamento de promoções e progressões dos docentes e agentes universitários da Unespar, em fase final para aprovação nos Conselhos; Nomeação da comissão para elaboração do regulamento de afastamento de docentes para capacitação, em fase de elaboração; Elaboração de planilhas de controle de justificativas de contratos CRES, pela Divisão de  Desenvolvimento e Acompanhamento; Elaboração junto a DTI do sistema de registro de ponto online, a ser implantado a partir do ano de 2023, para os(as) agentes Universitários(as), visando à padronização dos controles de pontos em todos os campi da Unespar; Elaboração junto a DTI do sistema de gestão de contratos da PROGESP, visando à padronização da tramitação dos processos de solicitação de CRES e o controle da  distribuição de horas para a contração de docentes em regime especial.

 

ÓRGÃOS SUPLEMENTARES

PROCURADORIA JURÍDICA – PROJUR

A PROJUR tem como atribuições: assessorar a Reitoria em assuntos de natureza jurídica e de interesse institucional; elaborar estudos, pareceres, apreciar documentos, preparar informações, e outras tarefas afins, por solicitação da Reitoria; examinar contratos, convênios ou instrumentos congêneres a serem celebrados, analisar e revisar minutas de Portarias, Resoluções, Instruções e demais atos e determinações a serem expedidos pela Unespar, quando necessário; acompanhar a tramitação dos processos judiciais da Unespar; emitir pareceres técnicos ou jurídicos sobre os processos de licitação, dispensa ou inexigibilidade, promovidos pela Unespar. Dentre as ações realizadas nos anos de 2021 e 2022, destacam-se: Acompanhamento e emissão de recomendações e parecer no processo que elaborou e aprovou o Regulamento das Fundações de Apoio com a Unespar; Análise jurídica e parecer quanto aos aspectos da legalidade da despesa de contratação temporária; Elaboração de aproximadamente 700 pareceres e 250 despachos, em sua maioria em processos de licitações e contratações, inexigibilidade e dispensa; Emissão de Orientações Normativas: sobre os procedimentos de apuração de Atos de Indisciplina praticados por discentes em Sindicância Administrativa; Acompanhamento e emissão de pareceres nos processos de: Biossegurança da Universidade, bem como na Minuta de Resolução para aprovação do regulamento para utilização do Sistema e-Protocolo, e na Regulamentação sobre a flexibilização na realização de atividades dos Conselhos Superiores; Atuação e acompanhamento, ao ano, de aproximadamente 200 processos judiciais, na justiça comum, 50 processos na justiça do trabalho e 03 processos na justiça federal; Participação em diversas comissões, como a Comissão especializada sobre Marco Legal de Ciência Tecnologia e Inovação do Paraná; Orientações em curso on-line sobre a Nova Lei de Licitações.

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O Órgão Suplementar da Reitoria denominado Tecnologia de Informação, anteriormente vinculado à Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN, foi criado em 2021. Em seu arcabouço de atribuições estão: a Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Divisão de Infraestrutura, Redes e Segurança da Informação e a Divisão de Suporte ao Usuário, com as seguintes descrições: a) Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: responsável pela automação dos processos internos administrativos e acadêmicos e pelo desenvolvimento de soluções em software. b) Divisão de Infraestrutura, Redes e Segurança da Informação: responsável por planejar e executar a infraestrutura tecnológica (Links de Comunicação de Dados, Ativos de Redes, Datacenter, Servidor de Autenticação de Usuários, Servidor de Aplicação, Segurança de Dados, Backup e Restauração de dados, Manutenção das Contas de E-mail institucionais) relacionadas às atividades acadêmicas; padronizar as especificações técnicas para aquisição equipamentos (Desktop, Notebook, etc.), de acordo com a sua aplicação e uso por parte da comunidade acadêmica. c) Divisão de Suporte ao Usuário: responsável por atender e configurar equipamentos, ferramentas e sistemas disponibilizados de acordo com as regras estabelecidas na Política de Segurança da Informação.; manter registro dos atendimentos à comunidade acadêmica.

 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Nestes dois anos de gestão, a Secretaria de Comunicação foi instrumentalizada e passou a contar com duas jornalistas e três estagiários que desempenham funções específicas e fundamentais: criação de artes, edição de vídeos, elaboração de conteúdo para as redes sociais e revisão de textos. No ano de 2021, estreitou-se o diálogo com os campi para estabelecer um sistema de comunicação em rede. A reitoria disponibilizou 5 vagas de estágio de nível superior para os campi contratarem estagiários para atuarem na Comunicação. Em 2021, passamos de 8 mil para mais de 12 mil seguidores no Instagram, a rede mais utilizada pelo público jovem. No ano de 2022, por sua vez, passamos de 12 mil para 15 mil seguidores e também foi criado o perfil da Unespar no TikTok, considerando o público-alvo da Universidade. Dentre as principais ações realizadas em 2021 e 2022, destacam-se: Organização e lançamento do Catálogo Institucional da Unespar em 4 idiomas; Organização da Carta de Serviços ao Cidadão; Elaboração das campanha do Processos Seletivos de Ingresso (Vestibular 2022 e 2023, Vestibular dos Povos Indígenas e processos complementares); Criação da Campanha O Cuidado Continua – prevenção Covid-19 e pró-vacinação; Criação e veiculação da campanha de divulgação do ENADE; Criação e veiculação da campanha sobre ENEM /SiSU; Organização semanal do Giro de Notícias; Organização mensal do Giro Estudantil; Realização do Workshop sobre o funcionamento do Plone/Sites da Unespar; Realização do Workshop sobre Comunicação Institucional; Campanha Você na Unespar; Acompanhamento na elaboração de cerimoniais institucionais; Elaboração da Campanha para divulgação do PDI 2023-2027; Produção de Placas para inauguração dos Escritórios da AGITEC; Elaboração do Projeto para lançamento do vídeo institucional da Unespar;  Organização da Agenda Comemorativa dos 10 anos da Unespar; Revisão do Manual de Identidade Visual da Unespar; Criação e publicação de notícias sobre atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão no Portal da Unespar e nas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube e Twitter); Envio de notícias e contato com veículos da imprensa das cidades onde a Unespar está inserida.

 

OUVIDORIA

No decorrer dos anos de 2021 e de 2022, foram realizadas diversas atividades e ações, com o apoio dos demais órgãos da estrutura organizacional da Unespar, visando atender demandas para o aperfeiçoamento da transparência junto ao respectivo Portal, decorrente, inclusive, de análise de Transparência dos Portais das IEES, realizado 7ªICE/TCE. Como se trata de informações que se alteram no decorrer do exercício, sua disponibilização é atualizada de forma periódica e contínua, por meio do link: https://transparencia.unespar.edu.br/.

 

AUDITORIA E CONTROLADORIA

A Unidade de Auditoria e Controladoria é responsável por monitorar e avaliar os controles internos criados e implementados pela gestão da Universidade, bem como recomendar ações para atender a conformidade legal; fornecer avaliações de modo sistemático e eficiente das atividades do controle interno e da gestão da Universidade, com vistas a melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança para alcançar a efetividade dos objetivos institucionais. Dentre as ações realizadas entre 2021 e 2022, destacam-se: Elaboração e execução do Plano de Trabalho Anual de Auditoria/Controladoria interna, de 2021 e 2022; Acompanhamento das diligências dos órgãos de controle externo; Acompanhamento dos cumprimentos das recomendações, ressalvas e determinações exaradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Realização de avaliação, por amostragem, das unidades setoriais do órgão/entidade definidas pelo Agente de Controle Interno, elencando as áreas e/ou subáreas, inclusive os objetos.

 

ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – ERI

Como órgão coordenador da Política Institucional de Internacionalização da Unespar, o ERI tem como missão estabelecer relações de interesse internacional e assistir a comunidade acadêmica de modo a fomentar, articular, apoiar e promover a interculturalidade e a cidadania global. Dentre as ações realizadas entre 2021 e 2022, destacam-se: Descentralização do ERI com a criação do COMINT – Comitê de Internacionalização da Unespar, com participação de representantes docentes e discentes de cada campus; Mapeamento, registro e compartilhamento das ações de internacionalização realizadas pela comunidade da Unespar; Comunicação com a comunidade acadêmica ampliada pela reformulação do conteúdo e da navegação do site em 4 idiomas (português, inglês, francês e espanhol), divulgação de informações, notícias e oportunidades por meio do site, redes sociais e representantes do COMINT e circuito do ERI pelos campi; Inclusão de sessão sobre internacionalização nos PPCs dos cursos de graduação; Participação no processo de regulamentação da revalidação e reconhecimento de diplomas; mobilidade estudantil internacional com bolsa presencial (Erasmus+) e virtual (PILA); Lançamento de editais de apoio financeiro a visitas técnicas ao exterior de docentes da Pós-Graduação e de auxílio financeiro emergencial para estudantes estrangeiros de Pós-Graduação e pilotagem da proposta de oferta de disciplina de língua estrangeira nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação; Participação em eventos e treinamentos para constante capacitação e atualização da equipe; Realização do Circuito virtual do ERI; Realização do Workshop "Internacionalização Universitária: conceitos e tendências"; Realização do IV Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura e do CWB_Latina – I Colóquio Internacional de Arte desde a América Latina; Realização do Conexão Brasil-África: Panoramas futuros para a cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e africanas; Apoio aos programas de capacitação linguística e escrita acadêmica; Assinaturas de convênios e parcerias com atendimento às demandas da comunidade acadêmica própria e internacional para novos convênios, bem como levantamento, investigação e renovação de convênios.

 

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – AGITEC

A AGITEC foi criada em 2021, tendo como objetivo auxiliar na difusão do empreendedorismo e inovação em caráter transversal no ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Nos últimos dois anos, com caráter de Agência de Inovação Tecnológica, teve a descentralização de suas atividades, com a coordenação geral no campus de Paranaguá e com escritórios locais instalados fisicamente nos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranavaí e União da Vitória. Os principais projetos desenvolvidos são: Hotel Tecnológico, funcionando como pré-incubadora, coordenado pelo escritório de Campo Mourão; Incubadora Social, tendo como objetivo capacitar organizações sem fins lucrativos, coordenado pelo escritório de Paranaguá; Apoio à Inovação Tecnológica na Educação, com objetivo de auxiliar na formação de docentes, coordenado pelo escritório de União da Vitória; e Propriedade Intelectual, com objetivo de auxiliar pesquisadores no registro de suas propostas inovadoras, coordenado pelo escritório de Paranavaí; Criação de hub de inovação nos campi da Unespar, com instalação de laboratórios de prototipagem, robótica e espaço para coworking, contribuindo para o desenvolvimento das Pesquisas de Inovação Tecnológica de docentes e bolsistas PIBITI; Secretaria executiva da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná; Programa Empreende Mais, capacitando empreendedores individuais da área de abrangência da Unespar, com atendimento em Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e Paranavaí; Política de Inovação e Credenciamento das Fundações de Apoio.

 

INTEGRAÇÃO E COMPLIANCE

O termo Compliance significa “estar em conformidade” com as leis e regulamentos internos e externos dos órgãos e entidades. Por isso, é missão do Agente de Integridade e Compliance, a promoção do comportamento ético e íntegro em todas as ações da entidade a que pertence. Dentre as atividades realizadas, destacam-se: a criação e credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa; a implantação NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia); a regulamentação da execução de recursos recebidos; criação de setor de identificação, captação e assessoria, e elaboração de projetos de captação de recursos; Elaboração de diagnóstico das condições de trabalho dos docentes e agentes da Unespar; Atuação na elaboração de um Código de Ética interno, por determinação do TCE; Divulgação da Lei 20656/2021, que estabeleceu novas normas para instauração de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância; Divulgação, a pedido da CGE, da Resolução que trata de cuidados com assédio moral e sexual. Em referência as ações do Encarregado de Dados, foram realizadas reuniões quinzenais, remotas, de integrantes de todas as IES do Paraná, para discussões sobre ações referentes à LGPD; foram realizadas várias consultas, formais e informais, sobre a aplicação da LGPD; elaboração de minuta, que regulamenta a LGPD na Unespar.

 

ÓRGÃOS DE APOIO

EDITORA

Em 2022, a Unespar iniciou a implantação de sua editora própria, visando à difusão contínua de obras de natureza científica e cultural ligadas às funções essenciais da universidade: produção e circulação de conhecimento, integração entre ensino, pesquisa e extensão acadêmica e cultural, incentivo à leitura e à experiência da cidadania. Veicula conhecimento de amplo espectro sociocultural e aborda as mais diferentes formas do saber e de expressão cultural, seja na forma de livros impressos, seja na forma de publicações digitais. Além de atender estudantes, professores e pesquisadores, tanto no âmbito da Graduação como na Pós-Graduação, a Edunespar é voltada também para o público geral, difundindo para além da Universidade os valiosos conhecimentos nela produzidos. Dentre as principais ações realizadas em 2022, destacam-se: Estudo e elaboração de propostas para formulação de regimento interno e linha editorial a serem formulados pelo Conselho Editorial; Elaboração de Edital visando à composição do Conselho Editorial de acordo com as grandes áreas do CNPq; Estudo técnico para a elaboração de um Termo de Referência para abertura de licitação com o objetivo da publicação de livros impressos e no formato e-book; Acompanhamento do processo licitatório já concluído que resultou na assinatura de contrato com editora para publicação de 18 livros no primeiro semestre de 2023, a partir de normas estabelecidas pelo Conselho Editorial;  Elaboração da minuta com o objetivo de fundamentar um Termo de Orientação visando à transformação de teses e dissertações em livros; Estudos para a implantação de um site próprio da editora para a disponibilização gratuita dos e-books; Elaboração da minuta do Edital que será lançado no início de 2023 para a publicação das primeiras obras internas e e-books, que será voltado para a produção interna da Unespar.

 

COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS 

A Coordenadoria de Bibliotecas oferece à comunidade universitária a bibliografia atualizada dos PPCs referenciadas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando o desenvolvimento pleno das atividades acadêmicas, bem como atua como depositária da produção intelectual gerada por professores, alunos e técnico-administrativos da Unespar, alinhada aos seus valores institucionais para promover e oferecer à comunidade universitária ações de capacitação informacional. Dentre as ações, destacam-se: Estudo para o lançamento do Gerador automático de Fichas Catalográficas; Elaboração do Manual de Normas da ABNT; Elaboração da Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBI/UNESPAR; Projeto para a aquisição/implantação do Repositório Institucional da Unespar, Divulgação da Plataforma Minha Biblioteca.

 

COORDENAÇÃO GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS

A Coordenação Geral de Concursos e Processos Seletivos é responsável pela coordenação, supervisão e execução de Concursos e Processos Seletivos. Tem como objetivo principal a coordenação, supervisão e execução de Concursos Públicos e Processos Seletivos Simplificados internos da Unespar. É responsabilidade desta Coordenadoria a elaboração de editais, respostas aos recursos, orientações aos seus membros, publicação dos resultados, encaminhamento da homologação do processo seletivo simplificado, bem como a responsabilidade de inclusão dos atos de abertura e realização do processo seletivo no Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP) do Tribunal de Contas do Paraná ou de qualquer outro registro que o Estado do Paraná vier a solicitar. Em 2022, foram executados 5 processos seletivos, sendo 3 Processos Seletivos Simplificados e 2 Concursos Públicos, tendo como resultado geral nos 5 processos executados, 4.805 inscritos, 372 vagas ofertadas e 1.416 aprovações entre docentes e agentes universitários(as).

  

COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE INGRESSO NA GRADUAÇÃO

A Coordenação de Processos de Ingresso na Graduação tem por objetivo planejar, coordenar, organizar e executar as atividades relativas aos processos seletivos de ingresso, o Concurso Vestibular da Unespar. Entre as principais atribuições estão: Elaborar Editais, propor o calendário para a inscrição e para a realização das provas, apresentar à Reitoria a proposta de valores para o pagamento das diferentes atividades relativas à execução do processo seletivo para ingresso nos cursos de Graduação e o valor da inscrição a serem aprovados por Resolução do Conselho de Planejamento, Administração e Finanças. Esta Coordenadoria também é responsável por requisitar o material necessário para a divulgação e execução do Processo seletivo para ingresso nos cursos de Graduação, elaborar instruções e normas complementares, bem como elaborar o Manual do Candidato para a divulgação das normas e orientações relativas a cada etapa do Processo Seletivo e constituir Comissão de Banca de Atendimento Especializado para atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e Banca Heteroidentificação Racial. Também providencia a elaboração das questões e a confecção dos cadernos de provas, zelando pelo sigilo e segurança. Para o ano de 2021, foram organizados o Vestibular tradicional e o Processo Seletivo de Ingresso I – PS1. Para o Ano de 2022, foram organizados 4 Processos Seletivos de Ingresso: Vestibular especial; Vestibular dos Povos Indígenas; Vestibular Tradicional (em andamento); Processo Seletivo de Ingresso I – PS1 (em andamento).

 

Para saber mais sobre as principais ações realizadas pela Unespar nos anos de 2021 e 2022, confira o relatório sintético, clicando abaixo:

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