Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar empossa 19 servidores para o Campus de União da Vitória

Unespar empossa 19 servidores para o Campus de União da Vitória

por publicado: 08/11/2023 14h28 última modificação: 08/11/2023 14h28

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) concluiu, na última quarta-feira (1°), no campus de União da Vitória, o cronograma de posses das/os 98 servidoras/es nomeadas/os no dia 5 de outubro por meio dos Decretos 3.579 e 3.580, publicados no Diário Oficial do Estado (DIOE) n° 11.517. Na ocasião, foram empossados/as oito docentes e onze agentes universitárias(os) que atuarão no campus.

NOMEAÇÕES CLIQUE AQUI

DIÁRIO OFICIAL CLIQUE AQUI

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, enfatizou que, “quando iniciamos nossa gestão em 2021, frente a um quadro de agentes universitárias/os/ efetivos de apenas 25% do necessário e de docentes efetivos em torno de 60%, não se podia negligenciar e nem naturalizar este quadro. Por isso agimos junto às instâncias governamentais, em especial, junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em prol de concursos públicos. Com a autorização das vagas, em conformidade com a portaria nº 55/2022-SETI, as equipes da reitoria não mediram esforços para a devida celeridade na realização dos concursos públicos para agentes e docentes, abertos em setembro do ano passado, que resultaram nos decretos de nomeações de 98 servidoras/es no dia 5 de outubro deste ano. Estas ações são fundamentais para o efetivo fortalecimento do ensino superior público, gratuito, de qualidade e inclusivo realizado por nossa Universidade”.

Desde 2022, a Unespar já nomeou 36 agentes universitárias/os para atuação nos campi e na reitoria. Somando-se as/aos 98 nomeadas/os, a Unespar contará com 134 novas/os servidoras/es efetivas/os. Também estão em processo de convocação, com vistas à nomeação, mais 29 agentes universitárias/os, por meio da ampliação de vagas do edital n° 060/2022, e mais 36 professoras e professores, por meio da ampliação de vagas do edital n° 032/2022.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progesp), Valderlei Garcia Sanches, afirma que com essas nomeações, a Unespar está se consolidando cada vez mais. “Não se consegue qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e/ou nos trabalhos administrativos sem termos pessoas suficientes e qualificadas para isso. A Universidade está vivendo um momento histórico e isso traz tranquilidade e condições para o desenvolvimento da instituição”, conclui.

Segundo o diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Rodrigues Martello, foi um momento marcante e histórico para a Unespar. “Agradecemos o empenho da reitoria na busca da efetivação destes profissionais. Esperamos que outros momentos como este aconteçam na busca da qualidade do ensino público e gratuito no Estado do Paraná", declara.

Estiveram presentes na solenidade de posse no campus de União da Vitória: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; o pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp), Valderlei Garcia Sanches; o diretor e a vice-diretora do campus, Alcemar Rodrigues Martello e Kelen dos Santos Junges; o Diretor de Registros Acadêmicos e a Diretora de Projetos e Programas, da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Ericson Prust e Maria Ivete Basniak; a agente de Integração e Compliance, Giselle Mourão Schnorr; a chefe de Divisão de Recursos Humanos, Daniele Simone Bona; coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, agentes, docentes e familiares dos/as atuais empossados/as.