Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar investe 3,4 milhões em melhorias nas bibliotecas, aquisição de equipamentos e mais oito veículos para compor a frota

por publicado: 09/08/2024 15h46 última modificação: 09/08/2024 15h46

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) investirá mais de R$ 3,4 milhões na atualização e adequação das bibliotecas, laboratórios, equipamentos de informática e audiovisual, móveis e mais oito veículos. Essa verba faz parte do último pacote de investimentos pertencentes à Encomenda Governamental (EG) 01/2024, de apoio à infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), destinada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) às IEES a partir de demandas urgentes relatadas por reitores e reitoras. Também abrange as reformas prediais e elétricas que acontecerão nos campi da Unespar.

REFORMAS ELÉTRICAS CLIQUE AQUI

REFORMAS PREDIAIS CLIQUE AQUI

EG 001/2024 CLIQUE AQUI

Para as bibliotecas será investido cerca de R$ 1 milhão para adequações de acessibilidade, tais quais: teclados colmeia, lupas, computadores adaptados, cadeiras adaptadas e balcões de atendimento adaptados. Também serão adquiridos guarda-volumes, armários, cortinas, ares-condicionados, computadores, cadeiras, divisórias, arquivos deslizantes e outros itens de apoio ao desenvolvimento das equipes que atuam nas bibliotecas. Conforme destaca o coordenador das bibliotecas, Mauro Cândido dos Santos, essas aquisições estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023 – 2027 da Unespar, em relação aos planos, metas e ações dos campi.

PDI 2023 – 2027 CLIQUE AQUI

A atualização dos laboratórios, materiais de informática e audiovisual de todos os campi custará mais de R$ 800 mil reais. Tal aquisição impactará diretamente na formação profissional dos estudantes da Unespar. Para a pró-reitora de Ensino e Graduação (Prograd), Marlete dos Anjos Silva Schaffrath, “a adequação dos espaços para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, configuram em melhores condições de trabalho para os docentes e, de aprendizagem para os estudantes. Para a Universidade como um todo, o exercício de empregar recursos em infraestrutura, reafirma seu compromisso com a comunidade acadêmica da Unespar”, explica.

Além disso, a Unespar investirá 1,5 milhões de seu orçamento para aquisição de computadores para os sete campi com objetivo de renovar equipamentos de laboratórios e novas estações de trabalho. Para a ampliação do mobiliário para os novos servidores da Unespar, foram investidos cerca de R$ 150 mil, i com isso será adiquirido mesas, armários e cadeiras para dar melhores condições de trabalho.

Segundo o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Sydnei Kempa, "com esse bloco de investimentos, o objetivo é equipar nossas estruturas com equipamentos e mobiliários para suprir a todos os trabalhadores da instituição de forma adequada e com qualidade".

A compra dos oito veículos custará mais R$ 900 mil. Cada campus receberá um carro e um será para a reitoria. A aquisição da nova frota dará suporte ao desenvolvimento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Unespar, uma vez que facilita a mobilidade, dada a característica multicampi da IEES.

A pró-reitora de Administração e Finanças (Praf), Helena de Oliveira Leite, apresentou às direções de campi um panorama de todos os processos licitatórios que a Universidade está desenvolvendo, bem como as estratégias adotadas para a celeridade dos processos licitatórios.