Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar lança Mapeamento Cultural para fortalecer o processo de construção da Política Institucional de Arte e Cultura

Extensão

por publicado: 08/08/2024 13h28 última modificação: 08/08/2024 13h28

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está dando um passo significativo na construção de sua Política Institucional de Arte e Cultura (Piac) com o lançamento do Mapeamento Cultural, que tem como objetivo coletar informações detalhadas sobre as práticas artísticas e culturais realizadas dentro da instituição. Esta iniciativa visa obter um panorama abrangente das atividades culturais nos sete campi da Unespar. O mapeamento vai fornecer os principais indicadores para a construção da política cultural da Unespar, oferecendo uma base sólida para estabelecer os princípios, as diretrizes e os objetivos que vão estruturar o documento em questão.

Para explicar mais sobre o mapeamento e responder a dúvidas da comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), juntamente com a Comissão Geral da Piac, realizará uma live no dia 9 de agosto, às 10h, no canal do YouTube da Proec. Esta transmissão ao vivo será uma oportunidade para entender melhor o processo de mapeamento, suas etapas e a importância da participação de todos.

A participação de todos é fundamental para o sucesso do mapeamento cultural. O link personalizado para acessar o formulário do mapeamento será enviado para o e-mail de todos os estudantes, professores e agentes universitários da Unespar a partir do dia 12 de agosto. O formulário estará disponível para respostas até o dia 16 de setembro. Para participar, é importante ficar atento ao e-mail e reservar um tempo para responder às questões que são direcionadas para cada perfil. Os setores administrativos também serão consultados.

O mapeamento cultural é uma oportunidade para que todos os membros da comunidade acadêmica possam contribuir ativamente para a definição das políticas de arte e cultura da universidade. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Proec, da Diretoria de Cultura e da Piac.

O que é a Piac?

A criação da Política Institucional de Arte e Cultura visa estabelecer um conjunto de princípios e diretrizes voltados para o reconhecimento, a valorização e o fomento das atividades artísticas e culturais desenvolvidas na Unespar. A meta é construir um documento que vai orientar as ações de arte e cultura, valorizando a diversidade cultural, incentivando a produção e promovendo a difusão de manifestações artísticas e culturais entre estudantes, professores e agentes universitários, em constante diálogo com a comunidade externa. A criação da PIAC é um importante passo para o fortalecimento da Arte e da Cultura como eixos transversais que perpassam o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para que a Unespar se consolide como um espaço de convívio da diversidade e de pertencimento cultural.