Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa da organização do V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado

Ensino

O Colegiado de Geografia do campus de União da Vitória organiza o evento junto com outras instituições. O congresso será realizado entre 23 e 26 de outubro
por publicado: 09/08/2024 14h55 última modificação: 12/08/2024 13h22

O campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - por meio do Colegiado de Geografia - participa da organização do V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado, que será realizado entre 23 e 26 de outubro em União da Vitória, com programação distribuída entre o campus da Unespar e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O tema do evento é “110 anos da Guerra Insepulta do Brasil - Dos “Mandamentos da Natureza” da sociedade sertanejo-cabocla, a relação espaço-tempo na Geografia”. Junto ao Congresso, ocorrerá a XXXI Semana do Meio Ambiente: você tem sede de quê?. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita por meio do site.

É possível participar como ouvinte ou como apresentador de artigo completo, relato de experiência ou resumo. No site estão divulgadas as orientações sobre o envio dos textos, que podem ser submetidos até o dia 30 de setembro.

A programação completa dos eventos já está disponível e conta com: conferências; mesa redonda; lançamento de livros; apresentação de trabalhos; exposição de objetos sobre a Guerra do Contestado; exibição de documentário e realização de trabalho de campo. Os detalhes da programação também podem ser acessados no site do evento.

Organização
Além da Unespar - por meio do Curso de Geografia, a Comissão organizadora e científica é composta pelo IFPR Campus União da Vitória, a Universidade Estadual de Londrina (Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito e Observatório da Região e da Guerra do Contestado), Universidade Estadual do Norte do Paraná (GeoFome – Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento e Colegiado de Geografia) e Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi).