Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar promove mesa-redonda sobre os 23 anos da Lei de Libras em União da Vitória

General

Unespar promove mesa-redonda sobre os 23 anos da Lei de Libras em União da Vitória

Extensão

por Scheyla Joanne Horst publicado: 01/04/2025 21h38 última modificação: 02/04/2025 13h45

No dia 24 de abril, a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, completa 23 anos. Para marcar a data, o Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza, no dia 23 de abril, uma mesa-redonda sobre a importância da Libras e a inclusão da comunidade surda.

O evento, organizado pelo professor Dr. Jerlan Pereira Batista, do Colegiado de Letras Português e Espanhol, conta com o apoio do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (Nespi) e do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). "A proposta é dar visibilidade à Libras e ampliar o debate sobre seu papel fundamental na inclusão das pessoas surdas", explica o professor Jerlan.

CONHEÇA O LABLIBRAS UNESPAR

A programação inclui palestras com especialistas da área: Elaine Adriane Kinal e Siomara Rose Sans, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Porto União (Apadaf); Mateus Acassio Werle, ex-presidente da Associação dos Surdos de Porto União da Vitória (Aspuva); além de Jerlan Pereira Batista (professor de Libras na Unespar) e Deisi G. Vessoleck Bordignon, professora da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A interpretação em Libras será realizada por Jaqueline Araújo (Unespar) e Tatiane Rocha (Câmara de Vereadores de União da Vitória).

Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento acontece no dia 24 de abril, às 19h, no Campus de União da Vitória da Unespar, localizado na Praça Coronel Amazonas, s/n.

"Convidamos toda a comunidade para refletirmos juntos sobre inclusão e acessibilidade, construindo uma sociedade mais justa para todos", destaca o professor Jerlan.

 

LabLibras Unespar

A atividade também está vinculada ao projeto coordenado pelo professor Jerlan que tem o nome "LabLibras Unespar", que é o Laboratório em Libras, um espaço de imersão e prática em língua de sinais. Conheça aqui.