General
Unespar realiza 7ª Sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
No dia 3 de outubro, foi realizada a 7ª Sessão (3ª ordinária) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unespar, em Praia de Leste/PR, local que teve a gentil e costumeira acolhida da direção e vice-direção do Campus de Paranaguá, Professores Moacir Dala Palma e Luís Fernando Roveda. No período da manhã, a reitora, Professora Salete Machado Sirino e os Conselheiros do Cepe tiveram a oportunidade de participar do encerramento do 4º Encontro Paranaense da Pessoa Idosa – EPPIU, evento de ação extensionista de praticamente todas as universidades estaduais do Paraná, ocorrido no mesmo local.
Na pauta do CEPE, além das alterações de PPC de cursos de Campo Mourão, Paranaguá e Paranavaí e licença sabática de docente do campus de Curitba II, estiveram em deliberação os novos regulamentos de estágios curriculares da Unespar, de atividades de Curricularização da Extensão, além do calendário acadêmico unificado para o ano letivo de 2025.
O novo regulamento de atividades curriculares (ACE), conforme explicou a Pró-reitora da PROEC, professora Rosimeiri Darc Cardoso, busca atender determinações do Conselho Estadual do Paraná sobre as modalidades de ACE oferecidas nos cursos da Unespar e às novas orientações do FORPROEX.
Na pauta do novo regulamento de estágio da Unespar, de acordo com a Pró-reitora da PROGRAD, professora Marlete Schaffrath, estavam novas diretrizes para os estágios obrigatórios e não-obrigatórios que atendem a diversas demandas dos cursos, da legislação educacional atual e do Escritório de Relações Internacionais da Unespar.
O calendário acadêmico 2025 da Unespar foi aprovado pelo CEPE com data unificada de início de ano letivo, 12/03/2025, e final de ano, 18/12/2025, respeitando-se as datas dos recessos e feriados municipais das sedes de cada campus da Unespar.
Para a reitora da Unespar e Presidente do Conselho, professora Salete Machado Sirino, “a aprovação de pautas que regulamentam o ensino e a extensão na universidade são mecanismos de fortalecimento de nossos projetos pedagógicos, assim como revelam a disposição da Unespar em dialogar sobre suas necessidades pedagógico-administrativas, se constituindo em ações que convergem para o alcance e a consolidação da excelência dos cursos ofertados pela nossa IES”.