Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza diplomação de projetos desenvolvidos na Cadeia Pública de União da Vitória

General

Unespar realiza diplomação de projetos desenvolvidos na Cadeia Pública de União da Vitória

Extensão

por Scheyla Joanne Horst publicado: 16/12/2024 15h36 última modificação: 16/12/2024 15h41

Na noite da última sexta-feira, 13, foi realizada a cerimônia de diplomação dos projetos de extensão “Marmita Solidária” e “Filosofia e Literatura para Pessoas Privadas de Liberdade”, desenvolvidos pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na Cadeia Pública de União da Vitória com foco na ressocialização e reintegração ao mercado de trabalho das pessoas atendidas.

O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de União da Vitória, contando com a presença de autoridades, como a Pró-Reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Profa. Dra. Andréa Lúcia Sério Bertoldi; o Diretor do Campus de União da Vitória, Prof. Dr. Alcemar Rodrigues Martello; a vice-diretora do Campus, Profa. Dra. Kelen dos Santos Junges; o Juiz da 1ª Vara Criminal de União da Vitória, Dr. Ivan Buatim; o prefeito de União da Vitória, senhor Bachir Abbas; o Chefe das Cadeias da 7ª Regional de Francisco Beltrão; Marcelo Caio Frutuoso; e o Presidente do Conselho da Comunidade, Dr. Maurício Rafael Cunha. Também compôs a mesa o egresso do sistema prisional, senhor Charles Everaldo de Oliveira, que falou sobre o impacto dos projetos em sua trajetória.

De acordo com o diretor do Centro de Áreas das Ciências Humanas e da Educação do Campus de União da Vitória e coordenador dos projetos, professor Antonio Charles Santiago de Almeida, o Marmita Solidária tem como proponente a Propedh e promove a capacitação em preparo de alimentos e organização de marmitas, com o objetivo de fomentar a segurança alimentar por meio do Programa Alimenta União, da Prefeitura Municipal de União da Vitória.

Já o projeto Filosofia e Literatura busca ressignificar espaços marginalizados ao proporcionar debates e leituras de clássicos literários, garantindo o acesso à reflexão filosófica e à literatura como ferramentas de transformação social.

“E essas iniciativas são fruto de uma parceria entre a Unespar, o Conselho da Comunidade, a Prefeitura de União da Vitória e o Deppen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná), com foco na ressocialização e reintegração ao mercado de trabalho das pessoas atendidas”, destacou o professor. Ambos os projetos estão vinculados ao Curso de Filosofia da Unespar. Na oportunidade algumas autoridades parceiras também foram homenageadas com menção honrosa por suas contribuições para o desenvolvimento dos projetos.

"Em nome da Reitora da Unespar, Profa. Salete Machado Sirino e em nome da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, expresso o agradecimento pela parceria estabelecida para a efetivação do nosso papel como Universidade Pública pela democratização do acesso ao desenvolvimento humano por meio da Educação. Destaco a importância do projeto Marmitas Solidárias que possibilitou o aprendizado de novos conhecimentos, criando perspectivas futuras de emprego e renda para os participantes que hoje estão privados da liberdade", ressaltou em seu pronunciamento a pró-reitora,  professora Andréa.