General
Unespar realiza diplomação de projetos desenvolvidos na Cadeia Pública de União da Vitória
Extensão
Na noite da última sexta-feira, 13, foi realizada a cerimônia de diplomação dos projetos de extensão “Marmita Solidária” e “Filosofia e Literatura para Pessoas Privadas de Liberdade”, desenvolvidos pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na Cadeia Pública de União da Vitória com foco na ressocialização e reintegração ao mercado de trabalho das pessoas atendidas.
O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de União da Vitória, contando com a presença de autoridades, como a Pró-Reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), Profa. Dra. Andréa Lúcia Sério Bertoldi; o Diretor do Campus de União da Vitória, Prof. Dr. Alcemar Rodrigues Martello; a vice-diretora do Campus, Profa. Dra. Kelen dos Santos Junges; o Juiz da 1ª Vara Criminal de União da Vitória, Dr. Ivan Buatim; o prefeito de União da Vitória, senhor Bachir Abbas; o Chefe das Cadeias da 7ª Regional de Francisco Beltrão; Marcelo Caio Frutuoso; e o Presidente do Conselho da Comunidade, Dr. Maurício Rafael Cunha. Também compôs a mesa o egresso do sistema prisional, senhor Charles Everaldo de Oliveira, que falou sobre o impacto dos projetos em sua trajetória.
De acordo com o diretor do Centro de Áreas das Ciências Humanas e da Educação do Campus de União da Vitória e coordenador dos projetos, professor Antonio Charles Santiago de Almeida, o Marmita Solidária tem como proponente a Propedh e promove a capacitação em preparo de alimentos e organização de marmitas, com o objetivo de fomentar a segurança alimentar por meio do Programa Alimenta União, da Prefeitura Municipal de União da Vitória.
Já o projeto Filosofia e Literatura busca ressignificar espaços marginalizados ao proporcionar debates e leituras de clássicos literários, garantindo o acesso à reflexão filosófica e à literatura como ferramentas de transformação social.
“E essas iniciativas são fruto de uma parceria entre a Unespar, o Conselho da Comunidade, a Prefeitura de União da Vitória e o Deppen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná), com foco na ressocialização e reintegração ao mercado de trabalho das pessoas atendidas”, destacou o professor. Ambos os projetos estão vinculados ao Curso de Filosofia da Unespar. Na oportunidade algumas autoridades parceiras também foram homenageadas com menção honrosa por suas contribuições para o desenvolvimento dos projetos.
"Em nome da Reitora da Unespar, Profa. Salete Machado Sirino e em nome da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, expresso o agradecimento pela parceria estabelecida para a efetivação do nosso papel como Universidade Pública pela democratização do acesso ao desenvolvimento humano por meio da Educação. Destaco a importância do projeto Marmitas Solidárias que possibilitou o aprendizado de novos conhecimentos, criando perspectivas futuras de emprego e renda para os participantes que hoje estão privados da liberdade", ressaltou em seu pronunciamento a pró-reitora, professora Andréa.