General
Unespar reúne representantes estudantis dos sete campi para a discussão da Piape no V Fórum Estudantil
Nos dias 18 a 20 de outubro foi realizado no campus de Paranavaí o V Fórum Estudantil da Unespar. O evento foi organizado pelo Movimento Estudantil dos sete campi da Unespar, com coordenação geral do estudante Lucas Alexandre de Lima (campus de Campo Mourão) e Isabela Cavalin e Silva (campus de Paranavaí), com apoio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos - PROPEDH, da Diretoria de Assuntos Estudantis – DAE, das Divisões de Assuntos Estudantis – DIVAS e da Direção do campus de Paranavaí.
A quinta edição do evento teve como tema: “Não basta ingressar. É preciso permanecer! Movimento Estudantil por uma política de permanência” e reuniu representantes estudantis dos sete campi da Unespar para discutirem eixos temáticos de interesse estudantil, ente eles, a Minuta da Política Institucional de Assistência e Permanência Estudantil - PIAPE Unespar, a ser encaminhada ao Conselho Universitário – COU, ainda este ano.
A abertura do evento contou com apresentações artísticas, falas de autoridades institucionais, de representantes estudantis dos sete campi (Sayonara Doraci da Silva, do campus de Apucarana; Lucas Alexandre de Lima, do campus de Campo Mourão; Érik Felipe Roldam Mateus, do campus de Curitiba I, Maria Luiza Devita do campus de Curitiba II, Luiz Victor de Moraes, do campus de Paranaguá, Isabela Cavalin e Silva, do campus de Paranavaí e Igor Michel Ulbrich, do campus de União da Vitória) e do Presidente da União Paranaense de Estudantes – UPE, João Scandolara.
Para a estudante Isabela Cavalin e Silva, Presidente do DCE do campus de Paranavaí, o V Fórum foi importante por permitir o debate de muitas pautas sobre permanência estudantil e de como o Movimento Estudantil pode colaborar na construção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Isabela destacou ainda que foram debatidos assuntos relevantes, tais como, a história, organização e fundamentos do Movimento Estudantil; a formação e fortalecimento dos espaços de representação estudantil; o novo perfil de estudantes do ensino superior; a identificação de pautas estudantis comuns entre os campi; a qualidade de vida do(a) estudante, as políticas de assistência estudantil e a grande presença de estudantes trabalhadores e trabalhadoras na universidade. Na opinião da Presidente do DCE de Paranavaí “o Fórum Estudantil trouxe inúmeras oportunidades de conviver, conversar e aprender. Foi um evento inesquecível que vou levar para sempre comigo em minha vida”.
A Diretora de Assuntos Estudantis da PROPEDH, professora Analéia Domingues, destacou a importância do Fórum Estudantil como um espaço de participação democrática para o fortalecimento do Movimento Estudantil da Unespar e a Pró-reitora da PROPEDH, professora Andréa Sério, ressaltou a importância dessa quinta edição do Fórum, pelo legado da construção coletiva da Política Institucional de Assistência e Permanência Estudantil na Unespar.