General
V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado prorroga submissão de trabalhos até 13 de outubro
Pesquisa
A Comissão Organizadora informa que o envio de artigos e resumos foi prorrogado até o dia 13 de outubro para o V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado: 110 anos da guerra insepulta do Brasil - dos "Mandamentos da Natureza" da sociedade sertanejo-cabocla, a relação espaço-tempo na Geografia & XXXI Semana do Meio Ambiente: Você tem sede de quê?
A programação será realizada entre 23 e 26 de outubro, em União da Vitória, com atividades na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e no Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Colegiado de Geografia do Campus União da Vitória da Unespar está na organização, junto com outros pesquisadores e instituições.
É possível participar como ouvinte ou como apresentador de artigo completo, relato de experiência ou resumo. O eixo temático é livre para todas as áreas do conhecimento científico e popular que tratem da questão da região e da Guerra do Contestado, no Paraná e em Santa Catarina. As inscrições podem ser realizadas aqui.
Programação
Na tarde do dia 23 de outubro, quarta-feira, haverá a inauguração da exposição “Contestado, 110 anos do Massacre Insepulto: frações e imagens do Sertão Caboclo”, no IFPR. À noite, ocorre a abertura oficial, seguida de duas conferências: “O Ethos Caboclo do Contestado”, com Pe. Valmir Pasa; e “Por uma arquegeografia brasileira: a possibilidade de análise profunda do território a partir da Guerra do Contestado”, com o Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga (UEL), que também lançará os livros “Contestado, redes no geográfico”, 2ª edição; “Contestado, cidades, reflexos e coisificações geográficas”, 2ª edição; “Contestado em Guerra”, 2ª edição; e “Contestado, o território silenciado”, 3ª edição.
Na manhã de quinta-feira, 24, a programação contempla uma atividade direcionada aos alunos do Ensino Técnico em Meio Ambiente do IFPR, com o professor Nilson, a partir da temática “Dialogando sobre os ‘Mandamentos da Natureza’ do Monge João Maria enquanto formador do ethos e da cultura cabocla”.
À tarde, serão realizadas as sessões temáticas com as contribuições científicas. E, à noite, no Cine Gracher (Porto União), haverá a pré-estreia do documentário “Luta da Erva”, da Plural Filmes, da cineasta Marcia Paraiso (2023, 80 min).
Na sexta-feira, 25, o período da tarde está reservado a contribuições científicas e, no período noturno, ocorrerá a mesa-redonda de encerramento, com o tema “Você tem sede de quê?” Natureza, fome e fé, com as palestrantes: Profa. Dra. Diane Daniela Gemelli (Unespar/UV), Profa. Dra. Vanessa Maria Ludka (UENP/CP) e Profa. Dra. Alcimara Aparecida Foetsch (Unespar/UV).
Organização
Além da Unespar - por meio do Curso de Geografia, a Comissão organizadora e científica é composta pelo IFPR Campus União da Vitória, a Universidade Estadual de Londrina (Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito e Observatório da Região e da Guerra do Contestado), Universidade Estadual do Norte do Paraná (GeoFome – Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento e Colegiado de Geografia) e Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi).
Todas as informações sobre o evento podem ser conferidas neste site.