Você está aqui: Página Inicial > PESQUISA

PESQUISA

por Rafael Oliveira publicado 24/04/2019 21h09, última modificação 03/05/2019 20h04

Pesquisa

  As atividades de pesquisa são desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos conforme o vínculo às várias linhas de pesquisa, com projetos financiados por órgãos de fomento e/ou colaboração com outras instituições de ensino superior públicas. O corpo docente do Curso tem participação em Comitês Editoriais de Periódicos e organização de eventos científicos. Além destas atividades docentes na pesquisa, há a possibilidade de os docentes inscreverem projetos para a atuação dos acadêmicos no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), nas modalidades bolsista e/ou voluntário. Neste contexto, o acadêmico desenvolve o interesse em técnicas e métodos científicos que ultrapassam os limites das aulas na graduação. Ao término das pesquisas os discentes são incentivados a apresentarem os seus trabalhos no Evento de Iniciação Científica da Instituição bem como em outros eventos científicos, como congressos, encontros regionais e/ou nacionais da párea correspondente.

  O corpo docente tem seus projetos financiados por diversas agências de fomento, de caráter governamental e não governamental, podendo-se citar como destaque: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e Empresas Privadas.

  Assim, constituem-se como diretrizes da pesquisa no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, campus  União da Vitória:

- Interdisciplinaridade: priorizar um modelo que integre diversas áreas do conhecimento;

- Desenvolvimento local e regional: fortalecer a produção e socialização do conhecimento científico, tecnológico e da responsabilidade ambiental, contribuindo para o desenvolvimento local e regional, ao vincular as soluções para problemas reais com o conhecimento acadêmico

- Responsabilidade socioambiental: realizar projetos de pesquisa que permitam a preservação ambiental e o desenvolvimento social como imprescindíveis à consolidação de novas tecnologias;

- Incentivar e promover o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa, com parcerias institucionais com organizações públicas e/ou privadas, visando o fomento à pesquisa, com efetiva contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico;

- Iniciação científica: possibilitar o desenvolvimento do espírito crítico e a criatividade, estimulando a curiosidade investigativa, incentivando a participação em eventos que permitam maior troca de informações entre discente, professor e sociedade.

 

  As Linhas de Pesquisa desenvolvidas neste Curso de Graduação em Ciências Biológicas estão voltadas às diversas áreas da Pesquisa em Biologia, em especial às áreas que apresentam maiores demandas na região. Assim sendo, as Linhas de Pesquisa do Curso são as seguintes:

  1.        Invertebrados atuais e fósseis.
  2.        Ecotoxicologia e qualidade ambiental.
  3.        Entomologia.
  4.        Ecologia de Aves.
  5.        Citogenética animal.
  6.        Biologia vegetal.
  7.        Modelagem molecular.
  8.        Ecologia de populações e comunidades.
  9.        Ecologia de mamíferos.

 

  Essas Linhas de Pesquisa são utilizadas para o desenvolvimento das atividades práticas do Curso, bem como, fornecem parâmetros para a definição dos temas dos Trabalhos de Conclusão de Curso, determinando assim uma articulação entre os componentes curriculares teórico-práticos, além de realizar a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

  Tais Linhas de Pesquisa convergem na formação do Grupo de Pesquisa do Colegiado no Diretório do CNPq.