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Secretaria Acadêmica

por jean publicado 08/11/2018 10h19, última modificação 08/11/2018 10h19

SECRETARIA ACADÊMICA DO CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA

 

MISSÃO 

            A Secretaria Acadêmica (SA) tem como responsabilidade o planejamento, a supervisão e a execução das atividades acadêmicas. É o setor responsável pelo atendimento a todos os alunos e ex-alunos de graduação, sendo um órgão de apoio da Direção do Campus, subordinados à Diretoria de Registros Acadêmicos - DRA, é órgão vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD.

OBJETIVOS 

            A Secretaria Acadêmica (SA) tem por finalidade a realização dos registros acadêmicos e seus controles, a emissão de documentos, diplomas, certificados, declarações e atestados e outros relativos às atividades de ensino, desenvolvendo e aprimorando formas para sua implementação a fim de possibilitar a realimentação dos processos desenvolvidos pelos diversos órgãos do Campus de União da Vitória.

HISTÓRICO 

            A Secretaria Acadêmica (SA)  está informatizada desde o ano de 1987. A informatização foi um processo gradativo e lento. Inicialmente a empresa COMPUNIÃO desenvolveu parcialmente alguns sistemas do referido setor. No ano de 1996 foi contratada a empresa SOFTMÜLLER para o melhoramento do programa de controle acadêmico. A migração do banco de dados do SCA foi feita pela empresa SOFTMÜLLER, tendo recuperado praticamente quase todos os dados.
 O sistema foi aperfeiçoado a partir de 1996 na linguagem CLIPPER (DOS) e tendo sido atualizada em alguns módulos para a linguagem orientada a objetos (VISUAL BASIC) até o ano de 2000. O programa trabalha em rede, estando interligados microcomputadores para atendimento exclusivo do processamento de dados da SA. 
Para melhor distribuição das informações, o Sistema de Controle Acadêmico foi dividido em cinco grandes módulos distintos (Cadastro, Vestibular, Matrículas, Turmas e Notas), sendo que algumas das funcionalidades são comuns a mais de um dos módulos. Com a divisão em módulos, consegue-se facilitar a administração do sistema no que diz respeito ao acesso as informações e a distribuição das tarefas entre os funcionários do Setor. 
          Em 2006 foi instalado um módulo de comunicação na internet onde os professores lançam as notas e automaticamente será atualizado no referido Setor. 
A partir de 2016 um novo sistema de Controle e Registro das atividades acadêmicas está sendo implantado no Campus. O sistema denominado SIGES foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR. O Sistema SIGES é um software totalmente web. O sistema encontra-se em fase de implantação e disponível apenas aos alunos das primeiras séries dos diversos cursos do campus neste ano letivo de 2016. A implantação do SIGES é gradativa e até o ano de 2019 estará totalmente implantado.

POLÍTICAS DE GESTÃO ACADÊMICA 

            As políticas de gestão acadêmica são coerentes com as práticas institucionais, sendo expressas por meio dos vários documentos que norteiam a vida acadêmica, sendo que as mesmas são acessíveis à comunidade interna. O corpo docente por meio dos Colegiados tem a sua disposição todas as políticas de gestão acadêmica seja de forma eletrônica, ou por meio de documentos, relatórios, etc. A comunidade externa também tem acesso a gestão acadêmica nos diversos órgãos e departamentos da Instituição, bem como no site da Instituição.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO SETOR 

            Os servidores da SA estão subordinados à Diretoria de Registros Acadêmicos - DRA, é órgão vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD, responsável pela normatização, execução e supervisão das atividades relativas à vida acadêmica dos alunos de graduação, incluindo o controle das fases do processo acadêmico, desde a matrícula do aluno até a emissão e registro do respectivo diploma de graduação:

 

A Secretaria Acadêmica do Campus tem como atribuições:

->Orientar os acadêmicos de graduação quanto aos procedimentos e normas acadêmicas e institucionais; 
->Efetuar a guarda, manutenção, controle e supervisão da documentação de acadêmicos; 
->Registrar as deliberações colegiadas e determinações legais nos assentamentos acadêmicos pertinentes; 
->Registrar e arquivar os atos legais dos cursos e atividades oferecidos pela Instituição; 
->Expedir documentação comprobatória de situação e de informações acadêmicas; 
->Providenciar a documentação legal e demais procedimentos para o registro e concessão de grau acadêmico aos acadêmicos concluintes; 
->Subsidiar as informações técnicas requisitadas pela DRA, referentes aos processos de registros acadêmicos.

Horário de Atendimento ao Público de segunda-feira à sexta-feira: 
13:30h às 17:00h 
18:40h às 22:30h Contato: 
Fone: (42) 35219108 
            (42) 3521 9123

 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI e a Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR, operacionalizaram o Sistema de Gestão do Ensino Superior – SIGES. Seu principal objetivo é a informatização das atividades realizadas pelas faculdades para cadastrar, matricular e administrar a vida acadêmica de seus alunos, o que envolve, entre outros itens, o registro e controle de frequência, avaliações e emissão de documentos como boletim escolar, ficha individual entre outros. Possibilita cadastrar alunos com suas respectivas matrículas, registrar avaliações, faltas, exceções de matrícula e movimentações dos alunos, bem como emitir documentos oficiais da vida acadêmica do aluno, tais como: histórico escolar, guia de transferência, relatório final, ficha individual e boletim escolar, além de relatórios operacionais e gerenciais para auxiliar a direção das faculdades nos trabalhos rotineiros da secretaria e dar subsídios para a tomada de decisões. Permite também cadastrar docentes e atualizar dados de infraestrutura e funcionamento da faculdade.

Fonte: Celepar 2011.