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Grupo de Estudos Sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística – GEPTEMATE

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     O Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística – GEPTEMATE, congrega pesquisadores preocupados com a Educação Matemática, cujos estudos abarcam três linhas de pesquisa:

  • Nas pesquisas na linha de Práticas pedagógicas e formativas de professores que ensinam Matemática, investiga-se aspectos relacionados a práticas pedagógicas diversas no ensino de Matemática e Estatística, bem como práticas formativas de professores que ensinam Matemática;

  • A linha de Tecnologia e Educação Matemática investigar-se as implicações da tecnologia na/para a Educação Matemática; e

  • Já a linha de Educação Estatística busca-se discutir e pesquisar a constituição/mobilização de conhecimentos Estatísticos e Probabilísticos nos diferentes níveis de ensino.

 

     Liderado pela professora Dra. Maria Ivete Basniak. Maiores informação podem ser obtidas pelo contato: basniak2000@yahoo.com.br

Programa de Iniciação Científica – PIC e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PITI

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     Constituem-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, de inovação tecnológica e artístico-culturais, em nível de Iniciação Científica.

     Os editais são anuais. Interessados devem conversar com os docentes do curso.


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Centífica – PIBIC e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

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     Os objetivos e condições são as mesmas do PIC/PITI, com a concessão de bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Os editais são anuais. Interessados devem conversar com os docentes do curso.

Projeto de Pesquisa: a Construção de Animações e Simuladores no Software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem da Matemática

     O projeto tem como objetivo Desenvolver ações voltadas a formação continuada de professores de matemática, e profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais da cidade de União da Vitória, realizando atividades, oficinas, seminários, reuniões e utilizando o potencial de construção de cenários animados no software GeoGebra, visando incentivar o potencial criativo, intelectual, e o desenvolvimento de autonomia dos alunos com indicativo de AH/SD, bem como, melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. 

     Pretende-se assim, por meio do projeto, fortalecer a formação inicial de professores de matemática, por meio da inserção de estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática que terão oportunidade de pesquisar e trabalhar com esses alunos, e também a formação continuada dos professores da rede pública estadual do Paraná. Neste contexto, as oficinas a serem desenvolvidas com estes alunos, incentivará o potencial criativo e intelectual destes alunos, e os auxiliará no desenvolvimento de sua autonomia, além de auxiliar na identificação de outros alunos com indicativo de AH/SD. 

     Neste contexto, aspiramos intensificar o contato entre a Educação Básica Pública e o Ensino Superior por meio da formação de grupos de estudo e trabalho que desenvolvam atividades acadêmicas, como oficinas, seminários, reuniões de planejamento e avaliação do projeto por meio de diálogo qualificado e a prática entre estes dois níveis de ensino. Isto deve permitir conhecimento e prática ao futuro educador, professor de matemática, para que ele se torne agente da construção e da reconstrução da comunidade em que atua, criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas a realidade do local em que realiza suas atividades e que atuará profissionalmente. 

     Da mesma forma, esperamos fomentar a produção de análises e práticas que subsidiem a formulação de políticas públicas visando a melhoria da condição social que sejam adequadas às reais necessidades do sistema educação no Paraná, por meio da sistematização e disseminação das iniciativas acadêmicas baseadas na estreita cooperação entre a Educação Básica e o Ensino Superior colaborando para a divulgação das experiências de inovação e enfrentamento dos problemas nestas áreas, de forma a gerar ações inovadoras voltadas à educação.

     Vinculados a este projeto de ensino podem ser articulados projetos de PIC e PIBIC. 

     Liderado pela professora Dra. Maria Ivete Basniak. Maiores informação podem ser obtidas pelo contato: basniak2000@yahoo.com.br

 

Programa Institucional de Bolsa Permanência

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     A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), visando colaborar com a superação das desigualdades financeiras e garantir condições mínimas que contribuam com a formação dos(as) estudantes da UNESPAR, torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Bolsa Permanência da Unespar.

     Concessão de bolsas para estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de graduação da Unespar com comprovada dificuldade financeira para se manter na universidade por questão de vulnerabilidade socioeconômica, visando garantir a permanência e a qualidade da formação acadêmica.