Apresentação
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Educação Ambiental: território, patrimônio e conservação”, vinculado ao Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de União da Vitória, propõe uma formação crítica e interdisciplinar voltada à compreensão das inter-relações entre sociedade e natureza. Com carga horária de 360 horas e aulas presenciais aos sábados, o curso é gratuito e destina-se a profissionais graduados(as) em diferentes áreas do conhecimento que desejem aprofundar estudos e práticas sobre educação ambiental, conservação e valorização dos patrimônios natural e cultural.
A proposta surge da necessidade de fortalecer ações educativas territorializadas diante da emergência climática e dos desafios socioambientais regionais. Busca-se integrar saberes acadêmicos e práticas sociais, estimulando a construção coletiva do conhecimento e o diálogo entre universidade, escolas e comunidades. Por meio de uma abordagem que articula educação, território, patrimônio e conservação, o curso pretende formar profissionais capazes de atuar de modo crítico e criativo em processos educativos, projetos de gestão e políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à valorização do patrimônio e ao fortalecimento das comunidades locais.
Contato
Coordenação do Curso: Prof. Dr. Otacílio Lopes de Souza da Paz
Fone: (42) 3521-9130
E-mail: educacaoambiental@unespar.edu
Objetivos
Objetivo geral
Promover a Educação Ambiental como campo de formação crítica e produção de conhecimento científico, com foco nas inter-relações entre território, patrimônio e conservação a partir do espaço de inserção da UNESPAR - Campus de União da Vitória;
Objetivos específicos
- Contribuir com a formação continuada de profissionais interessados(as) na articulação entre práticas educativas, conservação da natureza e valorização do patrimônio;
- Possibilitar a continuidade dos estudos aos(às) graduados(as) da UNESPAR – Campus de União da Vitória e de outras instituições da região;
- Fomentar o debate sobre os desafios socioambientais e climáticos regionais, promovendo o diálogo entre as escalas local, regional e global;
- Estimular práticas pedagógicas que integrem a educação ambiental com o reconhecimento e a preservação dos patrimônios naturais e culturais;
