Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Pós-Graduação > Especialização em Literatura e Ensino

Especialização em Literatura e Ensino

Apresentação

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Literatura e ensino” é uma proposta do Colegiado de Letras Português/Espanhol da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, em conformidade com a Resolução n.1 de 8/06/2007 do MEC/CNE as Resoluções n.20/2020 e 06/2018 do CEPE/UNESPAR. Foi aprovado pela Resolução 041/2023, do CEPE/UNESPAR. Trata-se de um curso (oferecido de forma gratuita) que tem como foco principal o aprofundamento dos conhecimentos sobre literatura, bem como suas relações com a cultura em geral e com o ensino. Seu foco abrange uma das áreas centrais da formação do profissional de Letras, a saber os estudos literários, ao passo que dialoga com a especificidade formativa do estudo das linguagens. Nesse processo, ele visa a promover uma interseção entre a esfera da literatura e outros campos das ciências humanas, como a linguística, a sociologia, a antropologia, a história, os estudos culturais, a educação, entre outros. No cerne do diálogo entre esses diferentes universos está uma concepção de literatura compreendida como todo tipo de criação poética, ficcional ou dramática, “em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura”, como tratou Antonio Candido (2011, p. 176)1 . Segundo ele, em nossas sociedades a literatura tem sido um “instrumento poderoso de educação e instrução, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo” (2011, p. 177). Nesse sentido, o curso em questão procura atender a uma demanda regional, sanando uma carência na continuidade do processo formativo de profissionais das Letras na especialidade da Literatura e seu Ensino. As disciplinas oferecidas estão dispostas a formar um panorama que considere aspectos de variado interesse. Questões políticas, históricas e culturais estão contempladas ao lado de aspectos linguísticos, estilísticos, de gênero e de leitura, em seus limiares com a esfera literária.

Referência:

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

Coordenação do curso de Pós-Graduação: Prof. Caio Ricardo Bona Moreira

E-mail: espanholunespar@gmail.com

Conheça o Corpo Docente

Ana Paula Gomes do Nascimento

Poemas dos séculos XVI ao XVIII; temas afro-brasileiros na literatura contemporânea; literatura e a questão agrária.

Caio Ricardo Bona Moreira

Literatura brasileira; literatura e ensino; poéticas afro-ameríndias.

Diogo Simão

Estudo analítico do poema; literatura e cinema.

Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro

Estudos da narrativa; gêneros literários e letramento literário.

Josoel Kovalski

Literatura brasileira; literatura e modernidades; literatura e cinema.

Letícia Caminha

Literatura e ensino; leitura literária; formação de leitores.

Lilian Salete Alonso Moreira Lima

Letramento e ensino; elementos da narrativa.

Luana Thaísa Portela

Literatura latino-americana; literatura, história e crítica; ensino da literatura.

Silvia Regina Delong

Política linguística; leitura compreensiva; Letramento e ensino.

Objetivo geral:

Fomentar estudos sobre a literatura - em suas diferentes dimensões - bem como o seu ensino.

Objetivos específicos:

– contribuir para a formação continuada dos educadores, particularmente no que diz respeito à área de linguagens, promovendo a capacitação e atualização teórica e metodológica dos profissionais de Letras e áreas afins;

– favorecer a discussão sobre as relações entre a literatura e seu ensino, bem como as suas relações com as práticas sociais, sob uma perspectiva inclusiva e diversificada;

– fomentar letramentos e a expansão do repertório cultural (literário, linguístico, artístico) a partir do contato com textos literários de diversas fontes e suportes, atentando para as relações interculturais e intersemióticas;

– permitir que alunos egressos da UNESPAR, campus de União da Vitória, e de outras IES desenvolvam sua formação no âmbito da pós-graduação; – promover a interação entre graduação e pós-graduação, favorecendo a troca de experiências e conhecimentos, bem como buscando a integração na área de ensino, de pesquisa e extensão;

Documentos | Turma 2024

Em breve mais informações aqui.

Disciplinas

• Lírica e sátira entre os séculos 16 e 18
  • Literatura Contemporânea e Resistência
  • Teoria, leitura e análise do poema