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Coordenador: Prof. Dr. Thiago David Stadler.

E-mail: prof.filo@unespar.edu.br

Endereço: Praça Coronel Amazonas S/N, 3° andar. Centro | União da Vitória, Paraná.

Telefone: (42) 3521-9100

Link do PROF-FILO Nacional: https://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/


Resolução n° 004/2015 – COU/UNESPAR           

Dispõe sobre a Aprovação do Programa
de Pós-Graduação Stricto Sensu – nível
Mestrado Profissional em Filosofia.

Considerando o disposto no inciso IX do artigo 4º do Regimento Geral da Unespar;

Considerando o disposto no inciso III do artigo 7º do Regimento Geral da Unespar;

Considerando que a proposta atende às metas dispostas no PDI da Unespar quanto à criação de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu;

Considerando que a criação de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu atende à recomendação do Conselho Estadual de Educação para o credenciamento da Unespar;

Considerando o Parecer FAVORÁVEL da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;

Considerando a 2ª Sessão do COU realizada em 02 de julho de 2015 no campus de Campo Mourão;

 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVOU E EU, REITOR, NO USO DE MINHAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

          Art. 1º. Fica aprovada a proposta do Programa de Pós-graduação em Filosofia – nível: Mestrado Profissional, do campus de União da Vitória, podendo a mesma ser submetida à CAPES, no ano de 2015.

          Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

          Art. 3º. Publique-se nos sites oficiais da Unespar e de seus campi.

Paranavaí, 09 de julho de 2015.

Antonio Carlos Aleixo
Reitor


O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores e professoras de filosofia do Ensino Básico, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”. O PROF-FILO possui 01 instituição sede e 24 núcleos associados que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos. A Instituição Sede, onde está localizada a Coordenação Geral do PROF-FILO, é a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Uma das Instituições Associadas do PROF-FILO é a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), situada na cidade de União da Vitória, Paraná. Nosso núcleo local se chama "PROF-FILO UNESPAR".

         

          Art. 1º. O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado em Filosofia, na modalidade mestrado profissional, em rede, com abrangência nacional, aos professores de Filosofia na Educação Básica preferencialmente aqueles que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.

          Art. 2º. O PROF-FILO integra as políticas de formação de professores da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sendo resultado de uma iniciativa apoiada pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia) e está sediado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

          Art. 3º. O Curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de Mestre em Filosofia.

[...]

          Art. 5º. A finalidade do PROF-FILO é a melhoria da qualidade da docência em Filosofia na Educação Básica, oferecendo aos profissionais admitidos como seus discentes uma formação filosófica e pedagógica aprofundada voltada para o exercício da docência da Filosofia, em especial na Educação Básica. [Cf. Regulamento Nacional do PROF-FILO]


Professores e professoras da Educação Básica que estejam em exercício da docência em sala de aula em escola, preferencialmente, da rede pública de ensino e que comprovem o cumprimento de uma dessas condições: (i) tenham licenciatura em qualquer área, desde que estejam dando aula de Filosofia; ou (ii) se estiverem dando aula de outras disciplinas que não seja Filosofia, que possuam licenciatura em Filosofia.


O Programa tem como área de concentração o “Ensino de Filosofia”.

Linhas de Pesquisa:

1) FUNDAMENTOS DO ENSINO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

As pesquisas desenvolvidas neste programa de pós-graduação estão estruturadas em torno de uma determinada intervenção prática, da qual possa resultar processos ou produtos de natureza educacional com potencial de serem implementados em novas situações reais de ensino. A linha “Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais” desenvolve pesquisas sobre os aspectos conceituais, curriculares e políticos do ensino de filosofia. Discute as bases filosófico-pedagógicas do ensino filosófico considerando suas dimensões histórica, institucional e social, bem como as bases políticas que fundamentam e orientam as propostas curriculares nacionais e/ou regionais. Contempla estudos sobre: as diferentes concepções de ensino de filosofia, os percursos históricos do ensino filosófico, bases curriculares nacionais e estaduais, as políticas para o ensino e para a formação docente.

Os Projetos de Pesquisa vinculados à linha “Fundamentos do Ensino, currículo e políticas educacionais” são:

            1.1. História da filosofia: visões e revisões;

            1.2. Formação docente em filosofia: estágio supervisionado, PIBID, residência pedagógica e atividades de extensão;

            1.3. Currículos e políticas educacionais.

2) PRÁTICAS DE ENSINO DE FILOSOFIA:

O mestrado profissional caracteriza-se por uma intervenção prática, resultando em processo ou produto de natureza educacional a ser implementado em situações reais de ensino. A linha “Práticas de Ensino de Filosofia” desenvolve a investigação teórico-prática dos problemas vinculados às várias dimensões e conteúdo da prática de ensino da Filosofia na Educação Básica. Estão contempladas nesta linha, os estudos e pesquisas que tratam das metodologias pedagógicas e filosóficas, da avaliação, das tecnologias, das mídias, dos jogos, das artes em todas as suas expressões, dos materiais didáticos, da leitura e escrita filosófica, das experiências e dos experimentos e dos laboratórios filosóficos. Discute as questões que perpassam o cotidiano do ambiente escolar em seus múltiplos desdobramentos internos e externos, no espaço formal e informal de aprendizagem. Considera, também, a relação da prática de ensino com as tradicionais áreas de conhecimento da Filosofia, tais como a Ética, Ontologia, Estética, Filosofia Política, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Tecnologia.

Os Projetos de Pesquisa vinculados à linha “Prática de Ensino de Filosofia” são:

            2.1. Práticas dialógicas para o ensino de filosofia;

            2.2. Filosofia, tecnologia, mídia e ensino;

            2.3. Artes e o ensino de filosofia;

            2.4. Leitura, escrita e letramento filosófico;

            2.5. Ensino de filosofia, gênero, feminismos e decolonialidade.

Componente curricular obrigatório | presencial | 04 créditos | 60 h

Seminário de projetos

Seminário de pesquisa

Filosofia do ensino de filosofia

Laboratório de ensino de filosofia

Elaboração da dissertação

 

  • Os componentes curriculares obrigatórios serão ofertados na TERÇA e QUARTA-FEIRA. Período: vespertino.

 

Componente curricular optativo | presencial e/ou remoto | 04 créditos | 60 h

Filosofia na sala de aula

Tópicos específicos de filosofia e o seu ensino

Pesquisa em filosofia e o seu ensino

História do ensino de filosofia no brasil

Elaboração de material didático

Argumentação, dialética e retórica

 

  • Os componentes curriculares optativos serão ofertados na QUINTA-FEIRA. Período: vespertino.

Prof. Dr. Antonio Charles Santiago Almeida

Professor Associado da Unespar. Graduado em filosofia. Especialista em Educação, Cultura e Memória. Mestre em Ciências Sociais. Doutor em Educação. Pós-Doutor em Sociologia. Temas de interesse: Filosofia Política. Ensino de Filosofia. Sociologia Clássica. Sociologia da Educação. Pensamento Social Brasileiro. Autores específicos: Thomas Hobbes. Nicolau Maquiavel. Karl Marx. Theodor Adorno. Pierre Bourdieu. Ortega y Gasset. Gilberto Freyre.

Linha de Pesquisa: Práticas do ensino de filosofia.
Projeto de Pesquisa: Práticas dialógicas para o ensino de filosofia.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5446755649820726
E-mail: charles.santiago@unespar.edu.br

Prof. Dr. Daniel Santos da Silva

 Graduado em filosofia pela UECE, onde também realizou o mestrado; doutorado e pós-doc na USP. Professor da licenciatura em filosofia na UNESPAR. Autor dos livros: “Conflito e resistência na filosofia de Espinosa”; e “Sem lamentações. Filosofia, anarquismo e outros ensaios”.

Linha de Pesquisa: Fundamentos do ensino, currículo e políticas educacionais.
Projeto de Pesquisa: História da filosofia: visões e revisões.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3022521670935308
E-mail: daniel.silva@ies.unespar.edu.br

Prof. Dr. Estevão Lemos Cruz

Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná. Líder do grupo de pesquisa Hellenikós (Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Estudos de Tradução - UNESPAR) e membro do GT Filosofia Antiga da ANPOF. É, também, membro fundador da Revista Paranaense de Filosofia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2006), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga e Contemporânea (Platão; Aristóteles; Heidegger), atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, ontologia e linguagem.

Linha de Pesquisa: Práticas do ensino de filosofia.
Projeto de Pesquisa: Práticas dialógicas para o ensino de filosofia.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5593276758947779
E-mail: estevao.cruz@unespar.edu.br

Profª. Drª. Giselle Moura Schnorr

Graduada em Filosofia (1997), especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (2001) e Mestre em Educação (2006) pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Trabalhou como Professora na Educação Básica na Rede Estadual de Educação do Paraná, com ênfase no Ensino Médio e Formação Docente (Magistério) entre 1991-2001. Desde 2012 é professora efetiva da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. Coordenou o PIBID Subprojeto Filosofia (2013-2018). Coordena o Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura desde 2020. Participa da Rede Latino-americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais - REDYALA e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativas - GEPPRAX/UNESPAR coordenando o Espaço de Saberes Anticoloniais e Interculturais (SACI): narrativas memoriais e autobiográficas como fundamento para vivências interculturais e anticoloniais na educação. Temas de Interesse: Ensino de Filosofia no Brasil. Filosofia e Infâncias. Narrativas Autobiográficas e Filosofia. Pesquisa Participante. Filosofia, Mulheres, Gênero e Feminismos. Educação Filosófica. Formação Docente. Filosofia no Brasil e na América Latina. Interculturalidade.

Linha de Pesquisa:
Práticas do ensino de filosofia.
Projeto de Pesquisa: Ensino de filosofia, gênero, feminismos e decolonialidade.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/7136004914851928
E-mail: giselle.schnorr@unespar.edu.br

Prof. Dr. Gustavo Hessmann Dalaqua

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo e professor adjunto de filosofia na Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.
Linha de Pesquisa: Práticas de ensino de filosofia.
Projeto de Pesquisa: Práticas dialógicas para o ensino da filosofia.
Currículo:
E-mail: gustavo.dalaqua@unespar.edu.br

Prof. Dr. Leandro Sousa Costa

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua nas áreas de Lógica e Filosofia da Linguagem.

Linha de Pesquisa: Fundamentos do ensino, currículo e políticas educacionais.
Projeto de Pesquisa: História da filosofia: visões e revisões.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/5289097817087058
E-mail: leandro.costa@unespar.edu.br

Profª. Drª. Martha Gabrielly Coletto Costa

Professora de Filosofia no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes/RJ. Bacharela (2011), licenciada (2012), mestra (2015) e doutora em Filosofia (2020) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) em 2013, 2018 e 2019, dedicando-se ao estudo da obra de Claude Lefort. Sua pesquisa se concentra na área de Ética e Filosofia Política, com ênfase nos seguintes temas: democracia e direitos humanos.

Linha de Pesquisa: Fundamentos do ensino, currículo e políticas educacionais.
Projeto de Pesquisa: História da filosofia: visões e revisões.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8821261578659682
E-mail: mcolettocosta@gmail.com

Profª. Drª. Renata Tavares Noyama

Professora associada da UNESPAR, atuando no curso de Bacharelado em Dança do campus Curitiba II. Graduada em Filosofia (2004), Mestre em Ciência da Literatura (2007) e Doutora em Filosofia (2015), todos pela UFRJ, hoje realiza um segundo Doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO, a ser finalizado neste ano de 2024. Realizou também estágio de Pós-Doutorado pela UFSM (2018) e sempre dedicou suas pesquisas à intercessão entre arte e filosofia. Participa também do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (LAPETT-USP). É professora registrada pela Royal Academy of Dance e diretora do Athiktê – Núcleo de Dança-Teatro da UNESPAR/FAP.

Linha de Pesquisa: Práticas de ensino de filosofia.
Projeto de Pesquisa: Artes e o ensino de filosofia.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/1244708248830432
E-mail: renata.noyama@ies.unespar.edu.br

Profª. Drª. Stela Maris da Silva

Pós-Doutora em “Linguagem e Sociedade”- Programa de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste; Doutora em Filosofia pela PUC-PR; Mestre em Psicologia da Educação - PUCSP; Graduada em Filosofia pela PUC-PR; Docente na Universidade Estadual do Paraná - Unespar Campus Curitiba II, e pesquisadora na área de Filosofia Contemporânea francesa. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Artes e o Ensino de Filosofia. Membro do Grupo Interdisciplinar em Arte (GIPA) Unespar; Linha de pesquisa: "Olhares para os modos de expressão do conhecimento das Artes, com os referenciais da História, da Memória, da Filosofia, da Antropologia, e das diferentes linguagens (Visuais, Literárias, Cênicas, Cinematográficas, Musicais".

Linha de Pesquisa: Práticas de ensino de filosofia
Projeto de Pesquisa: Artes e o ensino de filosofia.
Currículohttp://lattes.cnpq.br/4695103821057915
E-mailstela.silva@ies.unespar.edu.br

 

Prof. Dr. Thiago David Stadler

É professor do Colegiado de Filosofia da UNESPAR desde o ano de 2012. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná – linha de pesquisa: Cultura e Poder. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); mestre em História pela Universidade Federal do Paraná; doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do núcleo de estudos mediterrânicos (NEMED/UFPR). Desenvolveu estágio de pesquisa na Facultad de Derecho da Universidad de Salamanca, Espanha (2023). Atua nas áreas de História da Filosofia e Filosofia Política.

Linha de Pesquisa:
Práticas do ensino de filosofia.
Projeto de Pesquisa: Práticas dialógicas para o ensino de filosofia.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/6488253625581935
E-mail: thiago.stadler@unespar.edu.br