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Letras Português / Inglês

LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

40 vagas

Modalidade: Licenciatura

Turno: Noturno

Duração: 4 anos

 

 

Descrição do curso

O curso de Letras foi criado em 1966 e reflete um alto nível de qualidade de ensino acadêmico-científico conquistando o conceito A no Exame Nacional de Cursos (Provão do MEC) em 2001, 2002 e 2003. Em 2014, seu conceito no ENADE foi 4. Visando melhorar ainda mais a qualidade de ensino, o Colegiado de Letras, em atividades curriculares e extracurriculares, estimula a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Incentiva ainda o trabalho de pesquisa e investigação científicas, fomentando o desenvolvimento da ciência e tecnologia e da criação e da difusão da cultura e, deste modo, desenvolve o entendimento do homem e do meio em que vive.

 

Área de Atuação

Área de atuação do graduado: O campo de trabalho é vasto e promissor; além da docência, há a possibilidade dos licenciados optarem por outras áreas correlatas, pois, poderão atuar como: professores de Português e/ ou Inglês e respectivas literaturas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; professores de Português para falantes estrangeiros; professores em cursos de capacitação que visam ao aprimoramento da língua materna e/ ou da língua inglesa; assessores técnicos e consultores nas áreas de comunicação e revisão. Podem ainda atuar junto a empresas em geral, editoras, redações de jornais e revistas, e realizar revisões de textos diversos nas Línguas Portuguesa e Inglesa.


Perfil profissional do egresso

Especificamente, o perfil do egresso do Curso de Letras – Português/Inglês deverá incluir:

a) Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintáticos, léxicos e semânticos da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa.

b) Domínio de diferentes noções de gramáticas e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem.

c) Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa.

d) Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, através da análise de diferentes teorias, bem como da aplicação das mesmas a problemas de ensino e aprendizagem da Língua Materna e da Língua Inglesa.

e) Domínio ativo e crítico de um repertório representativo de Literatura Portuguesa, Brasileira, Inglesa e Norte-americana.

f) Domínio do conhecimento histórico e teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literária.

g) Domínio do repertório de termos especializados na área, através dos quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento das línguas, das literaturas e das artes.

h) Capacidade de operar, como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações linguísticas, sendo usuário, enquanto profissional, da norma padrão.

i) Capacidade de desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando o desenvolvimento das habilidades linguísticas, culturais e estéticas referentes à área.

j) Possuir atitude investigadora que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área e a utilização de novas tecnologias que favoreçam a promoção da cidadania e do desenvolvimento humano sustentável local, regional e internacional.